3 sinais de que é hora de repensar o seu core business
Em um cenário cada vez mais dinâmico, a necessidade de redefinir o core business se tornou essencial para garantir o crescimento e a sobrevivência das empresas. Com a possibilidade de enfrentar uma crise em seus negócios, é importante que as empresas analisem e repensem suas abordagens. Identificar o momento certo para essa mudança e buscar novos caminhos é crucial para evitar a estagnação e manter a competividade em um mercado em constante transformação.
Devido ao contexto competitivo, a urgência em redefinir o core business se tornará cada vez mais comum nos próximos anos. Isso ocorre quando uma empresa atinge seus limites, forçando-as a reinventar suas estratégias. Quando a fórmula de crescimento não surte mais efeito, é hora do gestor agir.
Segundo o autor e consultor de negócios norte-americano Chris Zook, são três os principais sinais de que a organização precisa tomar alguma medida em relação ao core business: a primeira é quando o crescimento estagna, ou quando o lucro da indústria se move para outro segmento. O setor de telecomunicações é um exemplo, com a popularização do wi-fi os consumidores passaram a utilizar menos as ligações, forçando as empresas atuante nesse mercado a mudar de estratégia. Outro sinal é quando surge um novo modelo de negócio. Como exemplo, os jornais impressos, que precisaram se readequar à nova era e adotar versões online de seus conteúdos. O terceiro sinal é quando a diferenciação de uma empresa desaparece, ou seja, quando uma característica que fez a empresa ser diferente foi alcançada pelos rivais ou não é mais relevante.
A capacidade de reconhecer quando a estratégia de crescimento de uma empresa atingiu seu limite e a habilidade de redefinir seu core business são fatores essenciais para a longevidade de uma empresa. Executivos que adotam uma abordagem proativa, realizando diagnósticos assertivos e buscando novas possibilidades de crescimento aumentam suas chances de sucesso em tempos de mudança. Com uma estratégia bem ajustada é possível reverter crises e se tornar mais forte no mercado.