A taxa de desocupação recua e fica em 11,6%

A taxa de desocupação recua e fica em 11,6% no trimestre encerrado em novembro

A taxa de desemprego no Brasil recuou 0,5 ponto percentual fincando em 11,6% no trimestre encerrado em novembro quando comparado ao trimestre de agosto a outubro de 2021. Desta forma o desemprego atingiu cerca de 12,4 milhões de pessoas segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Esta é menor taxa de desemprego apresentada no país desde o trimestre encerrado em janeiro de 2020 (11,4%).

O número de empregados com carteira assinada subiu 4,0% no trimestre encerrado em novembro quando comparado ao trimestre de junho, julho e agosto de 2021, atingindo a marca de 34,2 milhões de pessoas nesta situação. Este número representa 36,0% da população ocupada no trimestre.

Apesar do aumento da quantidade de pessoas empregadas com carteira assinada houve uma redução do rendimento médio real efetivamente recebido pelos trabalhadores, ficando em R$ 2.382,00 segundo o IBGE. Representando uma redução de 1,2% quando comparado com o trimestre de agosto, setembro e outubro de 2021. Parte desta redução é ainda é resultado do processo inflacionário que tem influenciado bastante o rendimento recebido pelos trabalhadores.

Related posts

IPCA: índice de inflação nacional atinge maior alta para o mês abril desde 1996

IPCA: índice de inflação nacional atinge maior alta para o mês abril desde 1996 O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) aumentou 1,06% em abril, segundo publicação do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na quarta-feira...

Read More