A Taxa Selic teve o oitavo aumento e atingiu 10,75%
Na reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) encerrada no final do dia 02/02 ficou decidido que a taxa Selic será elevada a 10,75%, uma elevação de 1,5 ponto percentual, sendo este o oitavo aumento consecutivo da taxa básica de juros.
Em seu comunicado, o Banco Central demonstrou receio com a elevação dos juros no mercado norte americano por parte do Federal Reserve (FED), tendo em vista as declarações dos componentes do FED realizaram recentemente. O rápido aumento da curva de juros nos Estados Unidos pode repercutir de forma negativa no câmbio e consequentemente na inflação.
Outra preocupação revelada pela autoridade monetária está na trajetória futura da política fiscal, que pode aquecer demais a atividade econômica. Para isso o BC continua tentando “ancorar” as expectativas do mercado através da manutenção da trajetória ascendente de juros. Sinalizando desta forma uma continuidade ao combate da inflação em 2022.
Mesmo com o aumento da Selic, o BC parece mais otimista com o crescimento econômico, principalmente com a queda da taxa de desemprego. Subliminarmente, passam o entendimento que a elevação dos juros não está sufocando a atividade econômica.
Vale ressaltar que, os juros reais foram elevados a 5,35% bem acima da taxa neutra de juros o que é um fator impeditivo para o crescimento econômico em 2022.