Acordo entre Mercosul e Singapura pode beneficiar a indústria petroquímica

Acordo entre Mercosul e Singapura pode beneficiar a indústria petroquímica

Mercosul e Singapura assinaram, no último dia 7 de dezembro, em cúpula realizada no Rio de Janeiro, um acordo de livre comércio. O acordo visa fortalecer os laços econômicos entre as partes e é o primeiro em 12 anos firmado pelo bloco com um país fora do continente sul-americano.

Segundo dados do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, por meio de sua base Comex, o comércio entre Brasil e Singapura movimentou, em 2022, aproximadamente US$ 8 bilhões, sendo Singapura o sétimo maior comprador dos produtos brasileiros. Em relação a Pernambuco, o país foi o principal destino das exportações do estado em 2022, com US$ 854 milhões em valor. O produto responsável pela totalidade do resultado foi o óleo combustível.

Com o acordo, o acesso a esse mercado será facilitado, espera-se que a indústria petroquímica seja beneficiada, melhorando a competitividade e a rentabilidade do setor ao reduzir as barreiras tarifárias e não tarifárias, ampliando o acesso das exportações ao mercado asiático e ajudando na diversificação dos produtos exportados. Também pode permitir aos agentes produtivos nacionais empregar novos insumos e novos processos estratégicos fortalecendo as cadeias de valor e aprimorando o ambiente de negócios gerando mais previsibilidade, segurança jurídica e igualdade de condições no mercado estrangeiro.

Related posts

Observatório da Indústria do SENAI de Pernambuco realizará pesquisa nacional sobre o mercado de baterias

Observatório da Indústria do SENAI de Pernambuco realizará pesquisa nacional sobre o mercado de baterias O Observatório da Indústria do SENAI de Pernambuco fará, no primeiro semestre de 2024, uma pesquisa nacional sobre o mercado de baterias. O objetivo...

Read More