Acordo entre Mercosul e Singapura pode beneficiar a indústria petroquímica

Acordo entre Mercosul e Singapura pode beneficiar a indústria petroquímica

Mercosul e Singapura assinaram, no último dia 7 de dezembro, em cúpula realizada no Rio de Janeiro, um acordo de livre comércio. O acordo visa fortalecer os laços econômicos entre as partes e é o primeiro em 12 anos firmado pelo bloco com um país fora do continente sul-americano.

Segundo dados do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, por meio de sua base Comex, o comércio entre Brasil e Singapura movimentou, em 2022, aproximadamente US$ 8 bilhões, sendo Singapura o sétimo maior comprador dos produtos brasileiros. Em relação a Pernambuco, o país foi o principal destino das exportações do estado em 2022, com US$ 854 milhões em valor. O produto responsável pela totalidade do resultado foi o óleo combustível.

Com o acordo, o acesso a esse mercado será facilitado, espera-se que a indústria petroquímica seja beneficiada, melhorando a competitividade e a rentabilidade do setor ao reduzir as barreiras tarifárias e não tarifárias, ampliando o acesso das exportações ao mercado asiático e ajudando na diversificação dos produtos exportados. Também pode permitir aos agentes produtivos nacionais empregar novos insumos e novos processos estratégicos fortalecendo as cadeias de valor e aprimorando o ambiente de negócios gerando mais previsibilidade, segurança jurídica e igualdade de condições no mercado estrangeiro.

Related posts

Observatório da Indústria recebe visita da governadora de Pernambuco Raquel Lyra

Observatório da Indústria recebe visita da governadora de Pernambuco Raquel Lyra Nesta quinta-feira (13), o Observatório da Indústria do SENAI-PE recebeu Raquel Lyra e Priscilla Krause, a Governadora e a Vice-Governadora do Estado. A governadora foi recepcionada por, Camila...

Read More