Após cinco recuos seguidos, inflação da indústria volta a subir em janeiro de acordo com IBGE

Após cinco recuos seguidos, inflação da indústria volta a subir em janeiro de acordo com IBGE

O Índice de Preços ao Produtor (IPP) registrou alta de 0,29% em janeiro para a indústria geral, levando o acumulado dos últimos 12 meses para 2,24%. Na comparação com janeiro de 2022, a variação mensal havia obtido naquele momento alta de 1,2% e estava com 25,5% no acumulado. O IPP é divulgado mensalmente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 

Lançando um olhar sobre as indústrias de transformação, observa-se que houve deflação de -0,13% em janeiro, e o acumulado de 12 meses apresenta alta de 2,8%.  O resultado difere de janeiro de 2022, que havia registrado 0,77% de alta na variação mês a mês, e de 26,43% no acumulado dos últimos 12 meses.

.

Das 23 atividades das indústrias de transformação monitoradas pelo IPP, 10 obtiveram variação negativa nos preços em janeiro na relação mês a mês, com destaque para a fabricação de celulose, papel e produtos de papel (-3,37%), para a preparação de couros e fabricação de artefatos de couro, artigos para viagem e calçados (-2,25%) e para a fabricação de coque, de produtos derivados do petróleo e de biocombustíveis (-1,50%).

No acumulado dos últimos 12 meses, sete atividades apresentaram percentual abaixo de zero: a fabricação de outros produtos químicos (-13,04%), a fabricação de produtos de madeira (-12,76%), a metalurgia (-10,59%), a preparação de couros e fabricação de artefatos de couro, artigos para viagem e calçados (-10,19%), a fabricação de equipamentos de informática, produtos eletrônicos e ópticos (-3,66%), a fabricação de produtos de borracha e de material plástico (-1,12), e a fabricação de móveis (-0,34%).

.

Related posts

Observatório da Indústria recebe visita da governadora de Pernambuco Raquel Lyra

Observatório da Indústria recebe visita da governadora de Pernambuco Raquel Lyra Nesta quinta-feira (13), o Observatório da Indústria do SENAI-PE recebeu Raquel Lyra e Priscilla Krause, a Governadora e a Vice-Governadora do Estado. A governadora foi recepcionada por, Camila...

Read More