Atividade econômica cresce 3,0% em Pernambuco em outubro segundo o Banco Central

Atividade econômica cresce 3,0% em Pernambuco em outubro segundo o Banco Central

A atividade econômica no estado de Pernambuco apresentou expansão de 3,0% em outubro de 2024 em relação a outubro de 2023 conforme dados do Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br). Entretanto, ao comparar com setembro de 2024, houve retração de 1,7%, marcando a segunda queda consecutiva no índice na variação mensal. Apesar do recuou, o desempenho acumulado no ano é positivo, com um crescimento de 4,13% até outubro de 2024.

No Brasil houve crescimento de 5,3% em outubro de 2024 em comparação com outubro de 2023. Na comparação com setembro de 2024 o avanço foi mais modesto, 0,1%. Trata-se do terceiro desempenho positivo consecutivo, embora com desaceleração frente ao resultado observado no mês anterior. No acumulado do ano até outubro, o crescimento da atividade econômica no Brasil é de 3,26%.

O IBC-Br, amplamente reconhecido como uma “prévia do PIB” é construído com base em indicadores que medem o comportamento de setores da economia, como agropecuária, indústria, serviços e volume de impostos sobre a produção, já que os dados não estão imediatamente disponíveis. No país, em outubro de 2024, as vendas no varejo aumentaram 0,4% e o volume dos serviços cresceram 1,1%.

.

Figura 1 – Índice de Atividade Econômica – com ajuste sazonal

Fonte: Banco Central do Brasil. Elaborado por Observatório da Indústria – SENAI-PE.

Related posts

O Observatório da Indústria do SENAI-PE apresenta o Boletim Econômico

O Observatório da Indústria do SENAI-PE produz, mensalmente, o Boletim Econômico, uma publicação que oferece uma análise detalhada da conjuntura econômica de Pernambuco e do Brasil. O informativo reúne indicadores estratégicos sobre mercado de trabalho, desempenho industrial, comércio exterior,...

Read More