Índice de atividade econômica de Pernambuco cresce 2% em fevereiro

Índice de atividade econômica em Pernambuco cresce 2% em fevereiro

O Índice de Atividade Econômica (IBC-Br), considerado uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB), registrou crescimento de 2% em Pernambuco ao comparar o mês de fevereiro em relação a janeiro deste ano, segundo dados divulgados pelo Banco Central. No Brasil o índice cresceu 0,4%. Na comparação com fevereiro de 2023, atividade econômica em Pernambuco cresceu 3,7% e no Brasil o crescimento foi de 0,7%.  Os dados analisados levam em conta o ajuste sazonal.

.

Gráfico 1 – Índice de Atividade Econômica – variação (%)

Fonte: Banco Central do Brasil, elaborado por Observatório da Indústria – SENAI/PE

.

O IBC-BR é considerado uma prévia do PIB. Segundo o último Boletim Focus, divulgado no último dia (16), a expectativa é de que o PIB brasileiro cresça 1,95% em 2024. Para 2025 a projeção é de um crescimento de 2%. O indicador incorpora impostos, mas não leva em conta o lado da demanda, utilizado no cálculo do PIB, além disso, engloba estimativas para o setor agropecuário serviços e indústria. O IBC-Br também é utilizado pelo Banco Central para definir a taxa básica de juros do país.

Related posts

Indicadores industriais em Pernambuco: utilização de capacidade instalada e confiança empresarial em alta

Indicadores industriais em Pernambuco: utilização de capacidade instalada e confiança empresarial em alta A utilização de capacidade instalada da indústria Pernambucana subiu 8 pontos percentuais e agora está em 67%, muito próxima média brasileira de 70% no mês de...

Read More