Banco Central mantém Taxa Selic de 13,75% em meio a cenário de incertezas externas

Banco Central mantém Taxa Selic de 13,75% em meio a cenário de incertezas externas

Sem unanimidade dessa vez: o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central anunciou a manutenção da taxa Selic em 13,75% ao ano. Entre os fatores para continuidade do alto patamar, o comitê sinalizou em ata para o risco da inflação ao consumidor. “Apesar da queda recente em itens mais voláteis e dos efeitos de medidas tributárias, continua elevada (a inflação)”.

O Copom destacou ainda o grau de incertezas do ambiente externo, que se mantém “adverso e volátil”, em especial com relação à questão da política monetária na China e outros países avançados, na qual há uma pressão inflacionária. Assim, justifica-se a manutenção da taxa: “Essa decisão reflete a incerteza ao redor de seus cenários e um balanço de riscos com variância ainda maior do que a usual para a inflação prospectiva”.

.

Com respeito à atividade econômica, a ata ressaltou que a divulgação do PIB assinala para um ritmo de crescimento acima do esperado no segundo trimestre, dessa forma o conjunto dos indicadores divulgado sinalizam para tal crescimento. Quanto a inflação, as expectativas para 2022, 2023 e 2024 de acordo com a pesquisa Focus encontram-se em torno de 6,0%, 5,0% e 3,5%, respectivamente. A próxima reunião do Copom está agendada para 25 e 26 de outubro, no qual será anunciada a nova taxa Selic.

Related posts