Boletim Focus: confirmação de corte na taxa Selic é destaque, saiba possíveis impactos positivos para a indústria

Boletim Focus: confirmação de corte na taxa Selic é destaque, saiba possíveis impactos positivos para a indústria

No mais recente relatório divulgado pelo Boletim Focus, do Banco Central, nesta segunda-feira (19), observa-se indicadores que se revelam promissores para a indústria, como a confirmação do corte na taxa Selic, a redução da expectativa do índice de inflação (IPCA) e a manutenção para o crescimento do PIB em 2023.

Em reunião realizada pelo Comitê de Política Monetária (Copom), na última quarta-feira (13), foi confirmado o corte de 0,5 pontos percentuais na taxa Selic que foi para 11,75%, como esperado pelos analistas. Trata-se de uma variável que pode favorecer a indústria ao proporcionar juros menores. A Selic mais baixa diminui os custos de financiamento, o que facilita a realização de investimentos em modernização de equipamentos, pesquisa e desenvolvimento, contribuindo para a expansão da capacidade produtiva.

O IPCA teve a projeção diminuída para 4,49%. Inflação mais baixa é um fator que tem impacto positivo sobre o poder de compra dos consumidores, o que estimula o consumo e a produção industrial. Com o poder de compra fortalecido, a demanda por bens, por parte do consumidor, aumenta, e a indústria tem a oportunidade de responder a esse incremento na demanda com a expansão da oferta, o que pode gerar um ciclo positivo de crescimento econômico. Para o PIB, a projeção é de 2,92% de crescimento para o ano de 2023 e adiciona outra camada positiva para o setor industrial. O crescimento econômico tem forte ligação com a indústria, que foi responsável por 26,2% do PIB brasileiro em 2022, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e desempenha papel crucial na geração de empregos e impulsionamento das atividades comerciais.

Related posts

Observatório da Indústria do SENAI de Pernambuco realizará pesquisa nacional sobre o mercado de baterias

Observatório da Indústria do SENAI de Pernambuco realizará pesquisa nacional sobre o mercado de baterias O Observatório da Indústria do SENAI de Pernambuco fará, no primeiro semestre de 2024, uma pesquisa nacional sobre o mercado de baterias. O objetivo...

Read More