Boletim Focus: expectativas de mercado apontam para crescimento do PIB e queda da inflação para 2022

Boletim Focus: expectativas de mercado apontam para crescimento do PIB e queda da inflação para 2022

Divulgado semanalmente pelo Banco Central, o Boletim Focus traz um resumo das projeções de mercado para alguns dados. A última publicação sinalizou para expectativas positivas de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), que estava projetado em 2,26% há quatro semanas, e agora alcançou 2,70% (um acréscimo do PIB abre oportunidades de emprego e renda sempre bem-vindas à sociedade).

A perspectiva do mercado para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que revela basicamente a variação do custo de vida médio de famílias com renda mensal de 1 e 40 salários-mínimos, está em 5,74% para 2022, e 5,00% para 2023. O IPCA funciona como um termômetro capaz de medir a temperatura da economia: se estiver muito alta significa que há alguma “infecção” e medidas governamentais fazem-se necessárias para sanar o problema.

É quando entram as famosas políticas monetárias (referentes à moeda mesmo) sob responsabilidade do Banco Central, especificamente a escolha para a Taxa Selic, que está prevista para 13,75% até o fim do ano, e deve recuar pouco a pouco até chegar aos 11,25% em 2023. A taxa é uma forma de diminuir a circulação de dinheiro, o que ajuda a frear os avanços dos preços, em contrapartida pode frear também os investimentos na indústria, diminuindo o número de empregos de forma geral. 

.

Related posts

Relatório do Banco Mundial projeta crescimento de 1,7% para o PIB do Brasil em 2024

Relatório do Banco Mundial projeta crescimento de 1,7% para o PIB do Brasil em 2024 Em seu relatório semestral para a América Latina e Caribe, “Concorrência: o ingrediente que falta para crescer?”, que descreve o panorama atual da economia...

Read More