Boletim Focus: projeção para o crescimento do PIB em 2024 sobe para 2,10%

Boletim Focus: projeção para o crescimento do PIB em 2024 sobe para 2,10%

A expectativa para o crescimento do PIB em 2024 aumentou para 2,10%, de acordo com o Boletim Focus, divulgado pelo Banco Central, na última segunda-feira (8). A expectativa é baseada nas projeções de especialistas e voltou a subir após duas semanas de estabilidade.

Além disso, em seu Relatório Trimestral de Inflação, que apresenta as diretrizes das políticas adotadas pelo Copom, considerações sobre a evolução do cenário econômico recente e projeções para a inflação, o Banco Central projetou um crescimento no PIB na ordem de 2,3%. Destacam-se na projeção, o bom momento do consumo das famílias, a Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF), ou seja, o quanto as empresas aumentaram os seus bens de capital, aqueles bens utilizados para produzir outros bens como máquinas e equipamentos e um possível impacto menor das enchentes no Rio Grande do Sul.

Na indústria, ainda de acordo com o Relatório Trimestral de Inflação, a projeção de crescimento foi ampliada de 2,2% para 2,7%, influenciada pela indústria de transformação, beneficiada pela Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF) e o consumo das famílias. O setor de construção deve ser impulsionado pelos esforços de reparação dos danos causados pelas fortes chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul.

.

Tabela 1 – Representação Boletim Focus

Fonte: Boletim Focus, Banco Central do Brasil

Related posts

Letra de Crédito de Desenvolvimento (LCD): novo instrumento que pode incentivar investimentos na indústria

Letra de Crédito de Desenvolvimento (LCD): novo instrumento que pode incentivar investimentos na indústria A Letra de Crédito de Desenvolvimento (LCD) é um novo mecanismo que possibilitará a captação de recursos para investimentos na indústria, microempresas, inovação e infraestrutura....

Read More