Boletim Focus: projeções para o crescimento do PIB em 2024 sobem para 2,23%

Boletim Focus: projeções para o crescimento do PIB em 2024 sobem para 2,23%

A expectativa para o crescimento do Produto Interno Brasileiro (PIB) subiu para 2,23%, é o que indica o Boletim Focus divulgado pelo Banco Central na última segunda-feira (19). Para 2025, a projeção de crescimento do PIB caiu para 1,89%, já as projeções para 2026 se mantiveram inalteradas em 2,00% de crescimento.

Contribui para a melhora nas projeções do desempenho do PIB de 2024, o Índice de Atividade Econômica (IBC-Br), divulgado na última sexta-feira (16), que apresentou um crescimento de 1,1% no segundo trimestre de 2024, após crescer 1,5% no primeiro trimestre. O IBC-Br é considerado uma “prévia” do PIB por apresentar forte correlação.

Em relação à inflação, a projeção para o IPCA subiu pela quinta semana consecutiva, para 4,22%. No acumulado de 2024 o IPCA registra alta de 2,85%, e no acumulado dos últimos 12 meses, 4,5%, teto da meta estabelecida pelo Banco Central. Fatores que podem ter maior influência na inflação até o fim do ano são, a taxa de câmbio, com o dólar atualmente em R$ 5,31, possíveis ajustes no preço da gasolina e tarifas nas contas de luz, que, no momento, encontra-se na bandeira amarela, devido à previsão de chuvas abaixo da média até o fim do ano e consequentemente o maior acionamento das termelétricas, que possuem custo operacional maior que as hidroelétricas.

As projeções para a Selic permaneceram em 10,50% pela nona semana consecutiva. Em sua última ata, o Copom indicou que o Banco Central aguarda novos dados para definir o rumo da política monetária.

.

Figura 1 – Boletim Focus

Fonte: Boletim Focus, Banco Central do Brasil.

Related posts

Observatório da Indústria do SENAI-PE recebe o Fórum de Gestão de Gerentes Gerais do Banco do Nordeste de Pernambuco

Observatório da Indústria do SENAI-PE recebe o Fórum de Gestão de Gerentes Gerais do Banco do Nordeste de Pernambuco O Observatório da Indústria do SENAI-PE recebeu o Fórum de Gestão de Gerentes Gerais do Banco do Nordeste em Pernambuco....

Read More