Capacidade Instalada industrial cresce em Pernambuco e no Brasil de acordo com CNI/Fiepe

Capacidade Instalada industrial cresce em Pernambuco e no Brasil de acordo com CNI/Fiepe    

Com avanço de cinco pontos percentuais para a indústria nacional e de três pontos para a indústria pernambucana, a Utilização da Capacidade Instalada (UCI) voltou a crescer em maio/23 (com relação a abril/23) e elevou o nível de confiança do empresariado.

O destaque no estado foi para as indústrias de pequeno porte, que cresceram pela segunda vez seguida e chegaram ao percentual de 63% após terem registrado 52% na UCI de abril/23 e 44% na de março/23. Os dados são da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (Fiepe). 

A UCI brasileira atingiu 69,0% em maio/23, resultado 1,8 ponto acima da média de 67,2% registrada no ano, contudo 1,0 ponto abaixo de maio/22 e maio/21, ambos com percentual de 70. A capacidade instalada sinaliza o quanto a produção de uma empresa alcançou em determinado período a partir de recursos produtivos como mão-de-obra, equipamentos e materiais disponíveis para a produção de bens e serviços. 

,

Em Pernambuco, a UCI havia registrado 56% em abril/23 e pulou para 59% na aferição de maio/23, voltando a se aproximar da média histórica estadual de 64%. As indústrias de médio porte no estado tiveram um ganho de 6,0 pontos, saindo de 61% para 67%, enquanto as de grande porte oscilaram 1,0 ponto para baixo, fechando em 55%. A capacidade instalada referente ao Nordeste, por sua vez, também caiu 1,0 ponto percentual em maio/23, de 67% para 66%, levando a média do ano para 67,8%.  

Os ganhos na UCI no Brasil, aliados ao PIB trimestral de 1,9% acima do esperado, dos preços com inflação abaixo da expectativa, queda no dólar e dos juros futuros, foram elementos fundamentais para a alta no otimismo empresarial captado pelo Índice de Confiança do Empresário Industrial (Icei).  O Icei de junho/23 cresceu 1,2 ponto com relação a maio/23, saindo de 49,2 para 50,4 no que se refere ao Brasil. Assim, o índice voltou a cruzar a linha divisória de 50,0 após três meses de falta de confiança. Já o Icei pernambucano, que já estava acima da linha dos 50,0 ganhou mais 0,7 ponto, chegando a 54,6 em junho.

,

    

Related posts

Observatório da Indústria recebe visita da governadora de Pernambuco Raquel Lyra

Observatório da Indústria recebe visita da governadora de Pernambuco Raquel Lyra Nesta quinta-feira (13), o Observatório da Indústria do SENAI-PE recebeu Raquel Lyra e Priscilla Krause, a Governadora e a Vice-Governadora do Estado. A governadora foi recepcionada por, Camila...

Read More