Como estão os preços “à porta de fábrica”? IBGE divulga o Índice de Preços ao Produtor
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta quarta-feira (29) o Índice de Preços ao Produtor (IPP). O indicador permite, por meio de sua variação percentual, acompanhar a dinâmica de preços dos produtos vendidos “à porta de fábrica” pelas indústrias extrativista e de transformação.
O IPP da indústria geral vem apresentando alta nos últimos meses, o que indica aumento no valor dos produtos gerados. De setembro para outubro o indicador variou positivamente em 1,11%, a maior elevação do ano. Ainda assim, ao se observar o acumulado janeiro-outubro de 2023, o indicador apresentou redução de -4,43% comparado ao mesmo período do ano anterior, a maior queda desde o início da série histórica em 2014.
.
.
Os responsáveis pela elevação dos preços no último mês são as indústrias extrativas e dentro da indústria de transformação os segmentos de bebida, outros equipamentos de transporte e alimentos. De um modo geral a indústria de transformação apresentou elevação de preços na escala de 0,9% entre setembro e outubro, puxada pelos segmentos mencionados. As indústrias extrativistas atingiram um patamar de alta de 5,26%.