Como evitar a miopia estratégica
Não é incomum empresas tradicionais estarem presas em uma mentalidade de eficiência e estabilidade, o que pode levar a uma “miopia estratégica” que as impede de se adaptar às mudanças no mercado e de desenvolver novas estratégias. Essa abordagem focada apenas no presente pode levá-la a perder oportunidades de inovação e crescimento.
Estratégia não deve ser confundida com plano. Enquanto um plano oferece uma garantia de sucesso, uma estratégia é uma filosofia de se tornar e criar condições para mudança. Ela exige uma abordagem mais flexível e adaptável, disposta a correr riscos e explorar novas possibilidades. Líderes que buscam um ambiente sem as incertezas do mercado podem estar limitando o potencial de suas empresas.
Um exemplo de empresa que perdeu uma oportunidade de inovação ilustra a importância de se adaptar às mudanças. A Yahoo poderia ter comprado a Google, mas optou por não realizar esse investimento e perdeu mercado. Para evitar essa armadilha, líderes precisam se adaptar e estarem sempre abertos a novas possibilidades.
Há cinco passos os quais uma empresa pode seguir para evitar a miopia estratégica:
- Evitar indicadores enganosos: Alguns projetos podem ser deficitários ou pouco eficientes no início, mas pode ser que a infraestrutura e o mercado evoluam com o tempo e possam apoiá-los.
- Saber quem é seu público-alvo: A miopia estratégica também ocorre quando as empresas falham em identificar seu público-alvo e concentram-se em produzir produtos em vez de atender às necessidades dos clientes. É preciso se colocar no lugar do cliente e entender quais são suas necessidades e entender que elas estão em constante mudança
- Escolher a equipe certa: A Netflix tomou uma decisão ousada ao excluir sua equipe de divisão de DVDs para focar no streaming. Embora representassem 100% do lucro da empresa, os líderes sabiam que a antiga divisão comprometeria a nova estratégia. É preciso montar uma equipe que saiba planejar cenários e gerenciar projetos.
- A solução pode estar nos detalhes: Ao tentar resolver grandes problemas, pode ser mais eficaz procurar soluções mais simples, como atender um mercado menor, porém, viável.
- Focar na pergunta correta: Para uma boa estratégia é preciso formular a pergunta correta e não a resposta. Os problemas precisam de soluções que podem se tornar projetos no futuro. É preciso entender como as coisas funcionam e identificar os possíveis agentes de mudanças, como tecnologias e avanços científicos.
Os líderes precisam priorizar e dar importância à estratégia, é necessário equilibrar a gestão cotidiana com a visão de longo prazo da organização.