Como evitar a miopia estratégica

Como evitar a miopia estratégica

Não é incomum empresas tradicionais estarem presas em uma mentalidade de eficiência e estabilidade, o que pode levar a uma “miopia estratégica” que as impede de se adaptar às mudanças no mercado e de desenvolver novas estratégias. Essa abordagem focada apenas no presente pode levá-la a perder oportunidades de inovação e crescimento.

Estratégia não deve ser confundida com plano. Enquanto um plano oferece uma garantia de sucesso, uma estratégia é uma filosofia de se tornar e criar condições para mudança. Ela exige uma abordagem mais flexível e adaptável, disposta a correr riscos e explorar novas possibilidades. Líderes que buscam um ambiente sem as incertezas do mercado podem estar limitando o potencial de suas empresas.

Um exemplo de empresa que perdeu uma oportunidade de inovação ilustra a importância de se adaptar às mudanças. A Yahoo poderia ter comprado a Google, mas optou por não realizar esse investimento e perdeu mercado. Para evitar essa armadilha, líderes precisam se adaptar e estarem sempre abertos a novas possibilidades.

Há cinco passos os quais uma empresa pode seguir para evitar a miopia estratégica:

  • Evitar indicadores enganosos: Alguns projetos podem ser deficitários ou pouco eficientes no início, mas pode ser que a infraestrutura e o mercado evoluam com o tempo e possam apoiá-los.
  • Saber quem é seu público-alvo: A miopia estratégica também ocorre quando as empresas falham em identificar seu público-alvo e concentram-se em produzir produtos em vez de atender às necessidades dos clientes. É preciso se colocar no lugar do cliente e entender quais são suas necessidades e entender que elas estão em constante mudança
  • Escolher a equipe certa: A Netflix tomou uma decisão ousada ao excluir sua equipe de divisão de DVDs para focar no streaming. Embora representassem 100% do lucro da empresa, os líderes sabiam que a antiga divisão comprometeria a nova estratégia. É preciso montar uma equipe que saiba planejar cenários e gerenciar projetos.
  • A solução pode estar nos detalhes: Ao tentar resolver grandes problemas, pode ser mais eficaz procurar soluções mais simples, como atender um mercado menor, porém, viável.
  • Focar na pergunta correta: Para uma boa estratégia é preciso formular a pergunta correta e não a resposta. Os problemas precisam de soluções que podem se tornar projetos no futuro. É preciso entender como as coisas funcionam e identificar os possíveis agentes de mudanças, como tecnologias e avanços científicos.

    Os líderes precisam priorizar e dar importância à estratégia, é necessário equilibrar a gestão cotidiana com a visão de longo prazo da organização.

Related posts

Observatório da Indústria recebe Armando Monteiro Bisneto, presidente do Complexo de Suape

Observatório da Indústria recebe Armando Monteiro Bisneto, presidente do Complexo de Suape Nesta quinta-feira (8), o Observatório da Indústria do SENAI-PE recebeu a visita do presidente do Complexo de Suape, Armando Monteiro Bisneto. Durante o encontro, foi apresentado o...

Read More