Confiança do empresariado brasileiro cresce 3 pontos e avança pelo segundo mês consecutivo

Confiança do empresariado brasileiro cresce 3 pontos e avança pelo segundo mês consecutivo

O Índice de Confiança do Empresário Industrial (Icei) saiu dos 59,8 pontos de agosto e alcançou 62,8 em setembro, resultado mais expressivo do ano, pela primeira vez acima da casa dos 60,0. O aumento do otimismo captado foi significativo em todos os componentes do índice, tanto nas condições atuais como nas expectativas sejam relativas à economia brasileira como às próprias empresas. O Icei é publicado mensalmente pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Quanto ao índice referente às condições atuais, o crescimento foi de 4,2 pontos, pulou dos 54,2 para os atuais 58,4. A melhora da percepção atual foi mais percebida com relação à economia brasileira, que aumentou 5,9 pontos, enquanto a melhora com relação às empresas cresceu 3,3 pontos. O índice de expectativas para os próximos seis meses, por sua vez, cresceu 2,4 pontos e chegou aos 65,0.

.

Em Pernambuco, o Icei registrou 58,9 pontos em setembro. Dessa forma, prevalece ainda uma sensação de otimismo disseminada, já que a linha dos 50 pontos é a divisória: sempre que estiver acima dos 50 pontos, mais espalhado o otimismo. Os resultados da pesquisa do CNI seguem em sintonia com a sequência de crescimento da Utilização da Capacidade Instalada (UCI) pelo segundo mês no Brasil: era de 70,0% em julho, foi para 71% em agosto e bateu os 73% em setembro. Em Pernambuco, a UCI saltou de 53% em julho para 61% em agosto, e fechou em 63% em setembro. 

.

Related posts

Mercado de trabalho: setor de Automação e Mecatrônica absorve quase 100% de técnicos formados em Pernambuco

Mercado de trabalho: setor de Automação e Mecatrônica absorve quase 100% de técnicos formados em Pernambuco   Pesquisa realizada pelo Observatório da Indústria do SENAI-PE apontou para a absorção de 96,4% dos concluintes oriundos dos cursos de Automação e...

Read More