Confiança do empresariado brasileiro cresce 3,5% em agosto e alcança melhor resultado desde agosto de 2021

Confiança do empresariado brasileiro cresce 3,5% em agosto e alcança melhor resultado desde agosto de 2021

Com 59,8 pontos na pesquisa de agosto, o Índice de Confiança do Empresário Industrial (Icei) conquista a melhor marca do ano e a mais alta desde agosto/21 (foram 63,2 pontos naquele momento), uma variação de 3,5% com relação aos 57,8 pontos registrados em julho. Em Pernambuco, o otimismo empresarial chegou aos 60,8 pontos, 3,2% acima dos 58,9 pontos do mês anterior.

A pesquisa do CNI traz ainda outros dois componentes para o Icei. O primeiro deles é o índice de Condições Atuais, que saiu dos 51,1 pontos em julho para 54,2 pontos em agosto.Ou seja, há uma percepção mais disseminada do empresariado de uma melhora nas condições atuais com relação aos últimos seis meses. O segundo componente é o Índice de Expectativas, que também aumentou: saiu de 61,1 para 62,6 e fortalece o sentimento mais disseminado de otimismo para os próximos seis meses.  

.

Os resultados da pesquisa do CNI estão em sintonia com o crescimento da atividade econômica recém divulgado pelo Banco Central, e com os dados  da Utilização da Capacidade Instalada (UCI), que chegou a 71% no Brasil e revela o percentual de trabalho da indústria. Em Pernambuco a UCI saltou 8 pontos percentuais, saindo de 53% para 61%, puxando a média do ano no estado para 60,4% e confirmando a previsão de retomada de crescimento sinalizada pelo otimismo do empresariado pernambucano.

.

Related posts

Mercado de trabalho: setor de Automação e Mecatrônica absorve quase 100% de técnicos formados em Pernambuco

Mercado de trabalho: setor de Automação e Mecatrônica absorve quase 100% de técnicos formados em Pernambuco   Pesquisa realizada pelo Observatório da Indústria do SENAI-PE apontou para a absorção de 96,4% dos concluintes oriundos dos cursos de Automação e...

Read More