Confiança do empresariado pernambucano avança 2 pontos e alcança maior patamar de 2022

Confiança do empresariado pernambucano avança 2 pontos e alcança maior patamar de 2022

Empresários pernambucanos mais confiantes no futuro. É o que sinaliza o Índice de Confiança do Empresário Industrial (Icei) divulgado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), que registrou 60,9 pontos em outubro/22. Essa foi a maior marca de 2022 até o momento, dois pontos maior do que os 58,9 de setembro/22, e dois pontos a mais ao se comparar com o resultado de outubro de 2021. A Indústria segue confiante sempre quando está acima da linha divisória de 50 pontos, que separa um status de confiança de um status de falta de confiança do empresário industrial.

No Brasil, contudo, o Icei anotou a maior queda de 2022: 2,6 pontos a menos, saindo dos 62,8 para 60,2 pontos. Apesar disso, a oscilação para baixo ocorre após uma sequência de avanços de otimismo empresarial da indústria e pode ser explicada como um ajuste de expectativas mais moderadas para os próximos seis meses. Ao se observar as componentes do Icei, o Índice de Condições Atuais (ICA) teve um decréscimo de 1,5 ponto, mas permanece ainda acima da divisória de 50 pontos. Ou seja, segue indicando uma melhora das condições atuais da economia e das empresas com relação aos últimos seis meses. Já o Índice de Expectativas recuou para 61,8 pontos, uma queda de 3,2 pontos.

.

Utilização da Capacidade Instalada

Com relação a Utilização da Capacidade Instalada (UCI) das indústrias de transformação, Pernambuco e o Brasil vivem momentos distintos. Enquanto o percentual da UCI referente ao estado cresceu pela terceira vez consecutiva, alcançando 68,80% em setembro, o Brasil teve sua sequência de alta quebrada, caindo dos 73,0% de agosto para 72,0%. A curva pernambucana, dessa forma, volta a se aproximar da brasileira, aumentando 15 pontos percentuais nos últimos três meses, valor bem acima do nacional, que, para o mesmo período, teve um acréscimo de 2,0%. Assim, o crescimento nos últimos meses, indica um desempenho positivo para o terceiro trimestre da economia pernambucana.

.

Related posts

Observatório da Indústria do SENAI de Pernambuco realizará pesquisa nacional sobre o mercado de baterias

Observatório da Indústria do SENAI de Pernambuco realizará pesquisa nacional sobre o mercado de baterias O Observatório da Indústria do SENAI de Pernambuco fará, no primeiro semestre de 2024, uma pesquisa nacional sobre o mercado de baterias. O objetivo...

Read More