Copom eleva taxa Selic para 10,75% ao ano
Após reunião desta quarta-feira (18), o Comitê de Política Monetária (COPOM) do Banco Central do Brasil decide elevar a taxa básica de juros em 0,25 p.p. para 10,75%. É primeira alta na taxa Selic desde agosto de 2023.
Segundo o comunicado do Banco Central, o ambiente externo permanece desafiador, principalmente em um momento de mudança na política monetária dos Estados Unidos. Os bancos centrais das maiores economias continuam empenhados em atingir suas metas de inflação, porém, em menor sincronia, o que exige cautela por parte das economias emergentes.
No contexto doméstico, os indicadores de atividade econômica e do mercado de trabalho têm superado as expectativas, fazendo com que o hiato do produto (diferença entre o produto observado e o produto potencial) atinja o campo positivo, trazendo pressão inflacionária, com o IPCA estando acima da meta de 3,0% nas divulgações mais recentes, com tolerância de +1,5% ou -1,5%. De acordo com o último Boletim Focus, divulgado na segunda-feira (16), a expectativa para o IPCA ao fim de 2024 é de 4,35%.
O Copom ainda alerta para o cenário fiscal, argumentando que uma política fiscal crível e comprometida com a sustentabilidade da dívida pública é necessária para ancorar as expectativas de inflação e consequente impacto na política monetária. Segundo o último Boletim Focus, divulgado na segunda-feira (16), a expectativa do mercado é de que a Selic feche o ano de 2024 em 11,25%, como mostra a linha vermelha da Figura 1 abaixo.
.
Figura 1 – Taxa Selic