Copom eleva taxa Selic para 11,25%

Copom eleva taxa Selic para 11,25%

O Comitê de Política Monetária (Copom), decidiu elevar a taxa Selic em 0,5 pontos percentuais (p.p) na última reunião, realizada nos dias 05 e 06 de novembro de 2024. O ajuste e sua magnitude eram esperados pelos agentes do mercado e representa uma aceleração no ritmo do ciclo de alta, que já havia registrado um aumento de 0,25 p.p. na reunião de setembro, que marcou o início do ciclo de uma política monetária mais contracionista. A expectativa dos agentes do mercado é de que a Selic termine o ano de 2024 em 11,75%.

A decisão foi fundamentada, em grande medida, pela evolução das expectativas de inflação, que, de acordo com o último Boletim Focus, divulgado no dia 04 de novembro/24, marcou 4,59%, superando o teto da meta definida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), que é de 4,50%.

O Comitê destacou o dinamismo observado no mercado de trabalho e os indicadores de atividade econômica do Brasil que tendem a apresentar pressão positiva sobre a inflação. Soma-se a isso, uma desancoragem das expectativas inflacionárias em um horizonte mais prolongado, a persistência de pressões inflacionárias no setor de serviços e a conjunção de políticas econômicas externas e internas que influenciam na depreciação do câmbio.

No cenário externo, a incerteza política e indicadores econômicos nos Estados Unidos levantam dúvidas acerca da postura do Federal Reserve (FED), Banco Central americano. No cenário doméstico, a política fiscal preocupa os agentes do mercado e influenciam na precificação dos ativos e expectativas dos agentes, principalmente no que tange ao prêmio de risco e à taxa de câmbio.

.

Figura 1 – Taxa Selic

Fonte: Banco Central do Brasil. Elaborado por Observatório da Indústria – SENAI-PE.

Related posts