Empresários industriais iniciam 2024 mais otimistas

Empresários industriais iniciam 2024 mais otimistas

No último mês do ano é comum observar uma diminuição na produção e na força de trabalho na indústria. Contudo, em 2023, essa desaceleração foi mais suave do que o usual, conforme indicado pela Sondagem Industrial, uma pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI). O índice de evolução da produção industrial atingiu 42,2 pontos, indicando uma queda em relação a novembro, mas permanecendo 0,4 pontos acima da média histórica de dezembro, que é de 41,8 pontos. Simultaneamente, o indicador de evolução do emprego na indústria alcançou 47,9 pontos em dezembro de 2023, mantendo-se acima da média histórica de 46,8 pontos.

Apesar da redução na produção e emprego ser menos intensa em comparação com o histórico dos indicadores, o nível de estoques atingiu o nível planejado pelas empresas em dezembro. O indicador de evolução do nível de estoques chegou a 47,9 pontos, representando a menor marca desde 2020. Além disso, o indicador de estoque efetivo, em relação ao usual diminuiu 0,7 pontos, marcando 18 meses sem excesso indesejado de estoques.

No último trimestre de 2023 os empresários demonstraram menor insatisfação com os lucros, enfrentaram menos dificuldades para obter crédito e observaram aumentos de preços mais moderados. Adicionalmente, a percepção geral sobre a situação financeira foi positiva. O índice de satisfação com a situação financeira foi positivo, atingiu 51,1 pontos no último trimestre de 2023, refletindo um aumento de 0,8 pontos em comparação ao terceiro trimestre do ano. Apesar de estar próximo da linha de equilíbrio, o indicador permaneceu positivo na maior parte de 2023.

A sondagem indica que há um aumento do otimismo entre os empresários industriais. O indicador de expectativa de demanda subiu 3,6 pontos em relação a dezembro de 2023, atingindo 55,6 pontos. O índice de compra de matérias-primas alcançou 54,4 pontos e o indicador de expectativa sobre quantidades exportadas avançou 2,9 pontos em comparação com dezembro de 2023 chegando a 53,8 pontos em janeiro de 2024. Valores acima de 50 pontos sinalizam expectativa de crescimento, enquanto valores abaixo de 50 indicam expectativa de queda.

Related posts

Observatório da Indústria recebe visita da governadora de Pernambuco Raquel Lyra

Observatório da Indústria recebe visita da governadora de Pernambuco Raquel Lyra Nesta quinta-feira (13), o Observatório da Indústria do SENAI-PE recebeu Raquel Lyra e Priscilla Krause, a Governadora e a Vice-Governadora do Estado. A governadora foi recepcionada por, Camila...

Read More