IBC-Br fecha segundo trimestre em alta e sinaliza para retomada da economia brasileira

IBC-Br fecha segundo trimestre em alta e sinaliza para retomada da economia brasileira

Depois de sequência de dois meses de variação negativa, a atividade econômica brasileira cresceu 0,69% no mês de junho, de acordo com o índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), série com ajuste sazonal. O resultado é 3,16% maior do que o de junho/21 e aponta para uma expansão da economia ao final do segundo semestre. Esse efeito já entrou nas projeções do Banco Central, que recentemente elevou de 1,00% para 1,98% o crescimento do PIB para 2022.  

Apesar de fechar o segundo trimestre com a economia aquecida, o presidente do Banco Central (Bacen), Roberto Campos Neto, afirmou em entrevista à Folha de São Paulo que é preciso estar atento à pressão inflacionária, que pode se manter forte em 2023. Esse é um claro recado ao mercado de que o Bacen está preocupado como cenário fiscal brasileiro e a consequência pode ser manter a política de alta da taxa Selic, ou ao menos empurrar mais para frente um retorno abaixo dos dois dígitos.

.

O Banco Central relatou ainda em boletim que há uma desaceleração da economia global, além de um cenário de incertezas que se arrasta com os conflitos armados na Europa e recém medidas de altas de juros pelos bancos centrais que elevaram suas taxas na tentativa de conter o processo inflacionário.   

.

Related posts

Observatório da Indústria do SENAI de Pernambuco realizará pesquisa nacional sobre o mercado de baterias

Observatório da Indústria do SENAI de Pernambuco realizará pesquisa nacional sobre o mercado de baterias O Observatório da Indústria do SENAI de Pernambuco fará, no primeiro semestre de 2024, uma pesquisa nacional sobre o mercado de baterias. O objetivo...

Read More