Indicadores industriais em Pernambuco: utilização de capacidade instalada e confiança empresarial em alta

Indicadores industriais em Pernambuco: utilização de capacidade instalada e confiança empresarial em alta

A utilização de capacidade instalada da indústria Pernambucana subiu 8 pontos percentuais e agora está em 67%, muito próxima média brasileira de 70% no mês de abril de 2024. Outro indicador positivo para a indústria é o índice de confiança do empresário industrial, que subiu 7,9 pontos em maio, superando a média nacional.

O desempenho desses indicadores pode ser explicado pelo aquecimento da economia brasileira e do mercado de trabalho, com analistas projetando crescimento de 2,05% no PIB de 2024, o efeito dos cortes na taxa Selic que se iniciou no ano anterior e a inflação moderada.

A capacidade instalada é o limite máximo de produção de uma indústria, sendo crucial para avaliar a produtividade e competitividade. O indicador permite que os gestores tomem decisões bem-informadas para otimizar recursos, orientar investimentos e melhorar o desempenho da indústria em várias frentes. Sua medição revela se a empresa se encontra em plena capacidade ou ociosidade, permitindo a comparação com a concorrência e a identificação de oportunidades. Ou seja, oferece uma visão estratégica para um planejamento mais preciso, resultando em um negócio mais competitivo.

.

Gráfico 1 – Utilização de capacidade instalada

Fonte: CNI/FIEPE, elaborado por Observatório da indústria – SENAI/PE

.

Gráfico 2 – Índice de confiança do empresário industrial

Fonte: CNI/FIEPE, elaborado por Observatório da indústria – SENAI/PE

.

Related posts

Observatório da Indústria recebe visita da governadora de Pernambuco Raquel Lyra

Observatório da Indústria recebe visita da governadora de Pernambuco Raquel Lyra Nesta quinta-feira (13), o Observatório da Indústria do SENAI-PE recebeu Raquel Lyra e Priscilla Krause, a Governadora e a Vice-Governadora do Estado. A governadora foi recepcionada por, Camila...

Read More