Indústria brasileira tem desempenho abaixo do esperado e perde uma posição no ranking mundial

Indústria brasileira tem desempenho abaixo do esperado e perde uma posição no ranking mundial

Em ranking construído pela Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (Unido), as indústrias de transformação brasileiras tiveram sua participação reduzida no percentual da produção mundial: caiu de 1,31% em 2020 para 1,28% em 2021. Com o resultado, o Brasil foi ultrapassado pela Turquia e passou a ocupar o 15º lugar.

De acordo com publicação da Confederação Nacional da Indústria (CNI), esse desempenho registrado em 2021 revela uma perda de competitividade da indústria de transformação nacional. Para recuperar e crescer sua participação na produção mundial, a CNI defende uma redução do custo Brasil e o equilíbrio fiscal, que dependem das reformas tributária e administrativa.

Outros fatores para alavancar a competitividade e os ganhos de produtividade da indústria nacional, são os investimentos em educação e qualificação profissional. O tema, inclusive, fez parte de um estudo recente da CNI que mapeou a necessidade de qualificação de 9,6 milhões de pessoas no Brasil até 2025.

Exportações

A Publicação faz referência ainda ao comércio exterior, no qual a participação do Brasil nas exportações mundiais da indústria de transformação cresceu em 2021: saiu de 0,77% em 2020 para 0,81%, segundo estimativas da CNI. Apesar do crescimento percentual, o país deve perder uma posição no ranking de 2021, caindo para a 31º e sendo ultrapassado pela Indonésia.

O estudo revelou também que as exportações no mundo caíram 5,3% em 2020, e devem apresentar um aumento de 20% em 2021. O Brasil teve uma diminuição nas exportações em 2020 – um valor quase 2x maior que a média mundial -, mas tem uma estimativa de crescimento acima da média do mundo para 2021, devendo fechar o ano com alta de 26,3% acima do mundo.

.

Related posts

Observatório da Indústria do SENAI de Pernambuco realizará pesquisa nacional sobre o mercado de baterias

Observatório da Indústria do SENAI de Pernambuco realizará pesquisa nacional sobre o mercado de baterias O Observatório da Indústria do SENAI de Pernambuco fará, no primeiro semestre de 2024, uma pesquisa nacional sobre o mercado de baterias. O objetivo...

Read More