Indústria mais confiante e tendência de queda na inflação marcam a economia neste final de novembro

Indústria mais confiante e tendência de queda na inflação marcam a economia neste final de novembro

O último Boletim Focus desta segunda-feira (27), divulgado pelo Banco Central (Bacen), traz as expectativas do mercado para o cenário macroeconômico brasileiro. Destaca-se as projeções para a taxa de inflação, em queda por três semanas consecutivas. A previsão do IPCA de 2023, então, saiu de 4,63% para 4,53% nas últimas 4 semanas, com isso a inflação estaria dentro do intervalo de 1,5% para mais ou para menos tolerado para a meta de 3,25% deste ano. As expectativas para 2024 e 2025 se mantêm estáveis com taxas a 3,91% e 3,5%, respectivamente.

Ainda nesta semana, na manhã desta terça-feira (28), a Fundação Getúlio Vargas (FGV) divulgou o Índice de Confiança da Indústria (ICI) de novembro que atingiu 92,7 pontos – 1,9 a mais em relação ao mês anterior. A alta vem depois de 4 meses em queda e mesmo com a melhora do cenário atual, os especialistas da FGV são reticentes em afirmar que a alta no indicador marque o início de uma nova tendência ou acomodação.

Conjuntamente ao ICI, a FGV traz o Índice de Situação Atual (ISA) – o qual mede o sentimento dos empresários sobre o presente da indústria – e o Índice de Expectativas (IE), que afere a percepção deles sobre o setor para os próximos meses. Ambas as métricas apresentaram alta revelando assim um maior sentimento de segurança e confiança do setor industrial na economia neste mês.

Related posts

Observatório da Indústria do SENAI de Pernambuco realizará pesquisa nacional sobre o mercado de baterias

Observatório da Indústria do SENAI de Pernambuco realizará pesquisa nacional sobre o mercado de baterias O Observatório da Indústria do SENAI de Pernambuco fará, no primeiro semestre de 2024, uma pesquisa nacional sobre o mercado de baterias. O objetivo...

Read More