Inovação e disrupção, o que são e como se relacionam

Inovação e disrupção, o que são e como se relacionam

A inovação é fundamental para a sobrevivência e o crescimento das empresas em um mercado competitivo e marcado por rápidas transformações tecnológicas e econômicas. Com a inovação é possível que as empresas criem novos produtos e serviços, além de expandir o mercado de atuação. É comum associar inovação a disrupção, no entanto, tratam-se de conceitos diferentes.

Nem sempre uma inovação é disruptiva, mas uma inovação pode levar a uma disrupção. A inovação é o processo de criar ou melhorar produtos, serviços, processos ou modelos de negócios para atender novas demandas de mercado. Ela pode ser incremental, quando há melhorias graduais em produtos ou processos existentes; radical, quando há mudanças significativas em produtos ou processos e disruptiva quando há mudanças revolucionárias que transformam mercados ou indústrias.

Já a disrupção, descreve a interrupção ou transformação significativa de um mercado, indústria, modelo de negócios ou processo existente. É causada por inovação tecnológica, mudança de comportamento do consumidor ou uma nova abordagem empresarial. A disrupção tecnológica ocorre quando há mudanças em tecnologias que afetam a forma como os negócios são realizados. No modelo de negócios a disrupção ocorre quando há mudanças na forma como as empresas operam ou geram valor. E por último, as disrupções de mercado acontecem quando a forma com os clientes interage como os produtos ou serviços. São exemplos de disrupção, a Uber, no mercado de mobilidade; Airbnd, no mercado de hotelaria; Amazon, no mercado varejista e Netflix no mercado de entretenimento.

Para que uma organização seja inovativa, é preciso que ela siga algumas etapas como: criar uma cultura que valorize a criatividade, experimentação e aprendizado; os líderes precisam demonstrar compromisso com a inovação e incentivar a equipe; é preciso fornecer recursos financeiros, tecnológicos e humanos para apoiar projetos inovadores; colaboração entre departamentos e equipes; liberdade para errar, para que os colaboradores assumam riscos e aprendam com os erros; e processos ágeis, para que seja permitida a rápida experimentação.

Dessa forma, a inovação é um processo essencial para que as organizações se mantenham competitivas e relevantes em um cenário de constante mudança. Embora nem sempre a inovação seja disruptiva, ela pode vir a gerar disrupção. E para que as empresas sejam inovativas é preciso seguir algumas etapas essenciais para que o processo inovativo se desenvolva.

Related posts