IPCA Brasil recua pela terceira vez consecutiva em setembro e inflação em 12 meses chega a 6,8% em Pernambuco

IPCA Brasil recua pela terceira vez consecutiva em setembro e inflação em 12 meses chega a 6,8% em Pernambuco

Mais um período de deflação no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) registrado para o Basil e Pernambuco em setembro: -0,29% e -0,43% respectivamente. No acumulado do ano, o país soma agora 4,09%, enquanto o estado alcançou 3,49 pontos percentuais, e na variação acumulada dos últimos 12 meses, 7,17% e 6,79%. Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Dos nove grupos acompanhados pelo IBGE, o de Transportes tem sido o principal responsável pela sequência de queda no índice em julho, agosto e setembro, especificamente os itens dos combustíveis para veículos, que obtiveram -8,5% de variação de setembro. O etanol e a gasolina registraram -12,43% e -8,33% respectivamente, puxando o resultado do grupo e do IPCA como um todo para baixo. Ainda em Transportes, mas na parte oposta dos resultados, as passagens aéreas tiveram alta de 8,22%, enquanto os transportes por aplicativo, de 6,14%.

.

Além de Transportes, outros três grupos registraram deflação em setembro: Alimentação e bebidas (-0,51%), Artigos de residência (-0,31%) e Comunicação (-2,08%). Os demais obtiveram altas de 0,6% (Habitação), 1,77% (Vestuário), 0,57% (Saúde e cuidados pessoais) e 0,95% (Despesas pessoais). O índice de difusão, que registra o grau de espalhamento da inflação, caiu de 65% em agosto para 62% em setembro.

Nordeste

Entre as demais capitais nordestinas mapeadas pelo IBGE, Fortaleza obteve deflação de -0,65% em setembro, e Salvador -0,32%. No acumulado do ano, a capital cearense alcançou 4,19%, enquanto na Bahia a variação chegou a 4,97%. Salvador tem ainda o maior agregado dos últimos 12 meses com 8,87%, cerca de 2 pontos acima do Ceará e Pernambuco, que registraram respectivamente 6,88 e 6,79 pontos percentuais. O gráfico 2 traz um comparativo entre as capitais do Nordeste.  

.

Related posts

Observatório da Indústria recebe visita da governadora de Pernambuco Raquel Lyra

Observatório da Indústria recebe visita da governadora de Pernambuco Raquel Lyra Nesta quinta-feira (13), o Observatório da Indústria do SENAI-PE recebeu Raquel Lyra e Priscilla Krause, a Governadora e a Vice-Governadora do Estado. A governadora foi recepcionada por, Camila...

Read More