Manutenção do PIB e revisão da inflação: as projeções do Banco Central para o início de dezembro

Manutenção do PIB e revisão da inflação: as projeções do Banco Central para o início de dezembro

Banco Central (Bacen) divulgou, nesta segunda-feira (4), boletim Focus com as previsões macroeconômicas brasileiras. A taxa Selic e o Produto Interno Bruto (PIB) seguem na tendência de estabilidade para 2023 e 2024. Os juros básicos de 2023 continuam com previsão de 11,75% ao ano a 17 semanas. Atualmente a Selic encontra-se a 12,25% ao ano, o Comitê de Política Monetária (Copom) fará sua próxima reunião nos dias 12 e 13 de dezembro para revisar essa taxa, momento em que poderá se observar o quanto as previsões de mercado se concretizarão. Em 2024, o mercado projeta a Selic para 9,25% ao ano, esse número vem se mantendo a 5 semanas.

O PIB, seguindo o mesmo caminho, não apresentou variações em suas expectativas com permanência de alta de 2,84% em 2023. Para 2024, as projeções se mantem constantes na taxa de crescimento de 1,5% em relação ao ano anterior. A revisão ocorre no Índice de Produtos Amplos ao Consumidor (IPCA).

A inflação, cujas projeções seguiam tendência decrescente a três semanas, foi revista na última com expectativa de acréscimo em 0,01%. Assim, o mercado desenhou um movimento de 4,53% ao ano para 4,54% em 2023. Salienta-se que esta alta não altera o cenário de adequação do IPCA a meta de 3,25% com tolerância de 1,5% para mais ou menos no indicador. No que toca ao esperado para 2024, as projeções tenderam à mesma dinâmica – saíram de 3,91% para 3,92%, um acréscimo de 0,01 ponto percentual.    

Related posts

O Observatório da Indústria e UN Trade and Development apresentam estudo sobre complexidade econômica para o Complexo de Suape

O Observatório da Indústria e  UN Trade and Development apresentam estudo sobre complexidade econômica para o Complexo de Suape Nesta quarta-feira (25), o Observatório da Indústria do SENAI-PE e a UN Trade and Development, braço da ONU sobre comércio...

Read More