Mercado de trabalho: setor de Automação e Mecatrônica absorve quase 100% de técnicos formados em Pernambuco

Mercado de trabalho: setor de Automação e Mecatrônica absorve quase 100% de técnicos formados em Pernambuco  

Pesquisa realizada pelo Observatório da Indústria do SENAI-PE apontou para a absorção de 96,4% dos concluintes oriundos dos cursos de Automação e Mecatrônica em Pernambuco. A segunda maior adesão ao mercado de trabalho no estado foi do curso de Refrigeração e Climatização, com ocupação de 95,7%, enquanto o de Automotiva se aproxima de 90%.

Já o curso de Metalmecânica e o curso de Eletrotécnica despontam com empregabilidade acima dos 80%: de 81,8% para o primeiro e 81,4% para o segundo. De forma geral, a taxa de ocupação dos cursos técnicos do SENAI em Pernambuco é de 81,7%, ou seja, cerca de 8 a cada 10 concluintes conseguem se inserir no mercado de trabalho.

No Brasil, a taxa de ocupação é de 76,3%, com destaque para o curso técnico em Metalurgia, que obteve 90,7%. O segundo curso com maior taxa de ocupação a nível nacional foi o técnico em Refrigeração e Climatização (89,8%), seguido do técnico em Fabricação Mecânica (87,3%).

Fecham o top-5 no Brasil o curso técnico em Têxtil e o curso técnico em Eletrotécnica, respectivamente com taxas de 86,4% e de 84,2%. Os dados são da pesquisa de egressos do SENAI, que, para esta fase, ouviu ao todo 29.403 ex-alunos de todas as modalidades oferecidas em território nacional entre os anos de 2020-2022. A pesquisa é realizada anualmente em três fases, acompanhando o desempenho dos alunos, a empregabilidade e nível de satisfação das empresas que absorveram os referidos egressos.  

.

Oportunidades para nível técnico em 2023

De acordo com estudo realizado pelo Observatório Nacional da Indústria (Mapa do Trabalho), as vagas para profissionais de nível técnico nas indústrias tendem a crescer em 2023, com estimativa de que o ano termine com cerca de 2 milhões de pessoas de nível técnico ligadas à indústria. Isso significa quase 20% do total de empregos no segmento ocupados por concluintes do ensino técnico. As estimativas apontam para a necessidade de se formar 77 mil estudantes para preencher as oportunidades que devem surgir ainda este ano.

Related posts

Relatório do Banco Mundial projeta crescimento de 1,7% para o PIB do Brasil em 2024

Relatório do Banco Mundial projeta crescimento de 1,7% para o PIB do Brasil em 2024 Em seu relatório semestral para a América Latina e Caribe, “Concorrência: o ingrediente que falta para crescer?”, que descreve o panorama atual da economia...

Read More