Mercado tem expectativa de fim do ciclo de cortes na Selic em 2024
O Copom se reúne nesta terça-feira (18) para a definição da taxa Selic. A expectativa do mercado é de que não haja mais cortes neste ano e que ao fim de 2024 a Selic esteja em 10,50%. Caso se confirme a manutenção da taxa no atual patamar, será o fim do ciclo de cortes após sete encontros, iniciados em agosto de 2023, quando a Selic se encontrava em 13,75%.
Os principais fatores que estão influenciando as expectativas se referem à situação fiscal e projeções inflacionárias. Em relação às condições das contas públicas, segundo o último Boletim Focus divulgado na segunda-feira (17), é esperado um resultado primário (receitas menos despesas), de -0,71% do PIB. Maior déficit fiscal pode aumentar a dívida pública e afetar a confiança dos investidores. Além disso, é esperado que o IPCA finalize o ano de 2024 em 3,96%, acima da meta de 3% definida para 2024, porém dentro margem superior de 4,5%.
Outro motivo que tem influenciado as expectativas para a Selic é a taxa de juros nos Estados Unidos. O Federal Reserve (FED), banco central americano, manteve os juros em 5,5% e sinalizou apenas mais um corte de 0,25% para 2024. Juros altos nos EUA atraem os investidores para a economia americana, diminuindo a oferta de dólares no Brasil, causando uma valorização do dólar, que também tem influência na inflação.
.
Tabela 1 – Representação Boletim Focus