Metanol verde, uma alternativa mais sustentável e com potencial de crescimento

Metanol verde, uma alternativa mais sustentável e com potencial de crescimento

O metanol é um importante insumo para indústria química. Versátil, ele pode ser utilizado como solvente, empregado na fabricação de plásticos e produção de biodiesel, visto como um combustível renovável alternativo para o diesel derivado do petróleo bruto. Sua importância como insumo na indústria e como fonte de energia renovável destaca seu papel na economia.

Apesar de sua importância, o metanol tem a desvantagem de ser tóxico e emitir gases do efeito estufa. A preocupação com as questões ambientais e a saúde fez surgir a possibilidade de produção do metanol verde. O metanol verde é produzido a partir de fontes de energia renovável no processo e emitem menos gases nocivos do que a produção tradicional de metanol. Além disso, o metanol verde é considerado uma alternativa promissora para acelerar a transição energética.

De acordo com o Business Research Insights, o mercado de metanol verde foi de US$ 210 milhões em 2022 e deve atingir US$ 2,1 bilhões em 2031, uma taxa anual de crescimento composta de 29,6%. Essa inclinação industrial para o metanol verde pode criar oportunidades de crescimento vantajosas para os atuantes nesse mercado. A Petrobrás em parceria com a European Energy, estuda a instalação de uma fábrica de e-metanol no Brasil. O e-metanol é um tipo de metanol verde, produzido a partir de fontes renováveis como o hidrogênio verde e dióxido de carbono de origem biogênica e tem baixa emissão de carbono, sendo visto como solução em aplicações industriais ou como combustível, especialmente no transporte marítimo.

A crescente demanda por combustíveis renováveis, é um fator importante que impulsiona o mercado de metanol verde. Em todo o mundo países estão criando leis que incentivam a adoção e produção de combustíveis com baixo teor de carbono e a produção de combustíveis renováveis, o que faz deste um mercado promissor.

Related posts

Relatório do Banco Mundial projeta crescimento de 1,7% para o PIB do Brasil em 2024

Relatório do Banco Mundial projeta crescimento de 1,7% para o PIB do Brasil em 2024 Em seu relatório semestral para a América Latina e Caribe, “Concorrência: o ingrediente que falta para crescer?”, que descreve o panorama atual da economia...

Read More