O Observatório da Indústria e UN Trade and Development apresentam estudo sobre complexidade econômica para o Complexo de Suape

O Observatório da Indústria e  UN Trade and Development apresentam estudo sobre complexidade econômica para o Complexo de Suape

Nesta quarta-feira (25), o Observatório da Indústria do SENAI-PE e a UN Trade and Development, braço da ONU sobre comércio e desenvolvimento, apresentou, no Complexo de SUAPE, o estudo de Complexidade Econômica. No estudo foram identificadas as potencialidades das indústrias instaladas no complexo, as necessidades de investimento e os benefícios que podem ser alcançados, como aumento nas exportações, aumento de empregos, expansão de mercado e crescimento econômico.

O Índice de Complexidade Econômica (ICE) é uma medida que avalia a sofisticação e a diversidade produtiva de um país com base na estrutura de suas exportações. A premissa do índice é que países mais complexos são aqueles que exportam uma ampla variedade de produtos, especialmente produtos de alta tecnologia e inovação, que demandam um vasto conhecimento técnico e habilidades. Já os países menos complexos tendem a exportar produtos mais simples ou primários. A ideia central é que os países mais complexos são aqueles que conseguem produzir e exportar bens que outros poucos países conseguem, refletindo um grau mais alto de conhecimento produtivo e capacidades tecnológicas. Países com economias mais complexas tendem a ter melhores perspectivas de desenvolvimento no longo prazo.

O Observatório da Indústria é um centro de inteligência dedicado a apoiar o desenvolvimento regional. O objetivo é fornecer informações estratégicas para o setor industrial por meio de estudos prospectivos, pesquisas primárias e secundárias. A transformação de dados em conhecimento visa ajudar empresários, governos e outras instituições a desenvolver estratégias mais assertivas e produtos alinhados ás demandas do mercado, com foro especial na indústria pernambucana.

Related posts