O que é Business Intelligence?
Business Intelligence (BI) transforma dados não tratados em importantes insights que auxiliam na tomada de decisão em uma organização. Suas ferramentas permitem aos seus usuários acesso a diferentes tipos de dados, como dados históricos, atuais, de terceiros, internos, estruturados e semiestruturados. Apesar do BI não dizer o que deve ser feito, ele permite que o usuário analise os dados e tenha ideias, monte estratégias e crie soluções. As empresas podem utilizar os insights permitidos pelo BI para tomar melhores decisões, identificando tendências e corrigindo problemas, auxiliando no encontro de novas oportunidades de negócios.
O Business Intelligence (BI) engloba o Business Analytics (BA), enquanto o BI é descritivo, permitindo decisões baseadas nos dados disponíveis, o BA é prescritivo. Por exemplo, enquanto o BI pode disponibilizar quantos novos consumidores uma empresa conquistou no último trimestre, o BA pode dizer o quanto de dinheiro investido em marketing poderia aumentar o número de consumidores.
.
.
As plataformas de BI se fundamentam em data warehouses (armazém de dados), que são repositórios de informações onde serão gerados os relatórios. O BI funciona da seguinte forma: Primeiro é preciso identificar a fonte dos dados; em segundo lugar é necessário coletar os dados, podendo vir de planilhas ou extraídos automaticamente; o terceiro passo é analisar os dados; em quarto lugar é necessário criar a visualização desses dados para um melhor entendimento; por último, o plano de ação, que é desenvolver insights a partir do que foi analisado.
Dentre os benefícios do BI estão: relatórios mais precisos, utilizando dados ao invés de suposições; dados consolidados, provendo um retrato assertivo da real situação do negócio; melhorias em processos, ao identificar possíveis gargalos e tomada de decisão mais rápida.
.
.
Para que o BI seja utilizado da melhor forma, é preciso definir objetivos claros, para que as informações mais valiosas sejam coletadas; treinamento para os usuários, para que possam utilizar a ferramenta da melhor forma e monitorar a qualidade e relevância dos dados, para ter certeza de que os resultados estão sendo atingidos e sejam confiáveis.
O Observatório da Indústria do SENAI-PE conta com BI’s que contêm mais de cem indicadores que auxiliam na tomada de decisão. As ferramentas desenvolvidas dão suporte ao negócio e permitem uma vantagem competitiva ao fornecer uma análise completa dos dados.