Observatório da Indústria: estudo Rota Tecnológica de Vestuário e Confecção entra na mira da Câmara Setorial da Adepe

Observatório da Indústria: estudo Rota Tecnológica de Vestuário e Confecção entra na mira da Câmara Setorial da Adepe 

A equipe do observatório – Ana Paula Vasconcelos, Glayberthon Santos e Ionaldo Passos – apresentou, nesta segunda-feira (02/05),  o mais recente mapeamento da Rota Tecnológica de Confecção e Vestuário para a diretora executiva de Negócio e Projeto de Desenvolvimento, Angella Mochel, da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe), atual entidade organizadora das Câmaras Setoriais, e a secretária executiva de atração de investimentos e estudos econômicos, Sídia Haiut, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sdec).

“A expectativa é apresentar as tendências na Câmara setorial de Têxtil e Confecção da próxima reunião da Adepe, para que, dessa forma, as ações possam trazer frutos para empresários do setor, alcançando micros e pequenos, dando acesso a essas tecnologias que hoje eles não têm”, disse Ana Paula.

Para realização do mapeamento e estudo, foram oito meses de levantamento de dados, informações e diálogos com empresários locais, especialistas das agências institucionais como, além da Sdec e Adepe, o Sebrae, a secretaria estadual de Ciência e Tecnologia (Secti) e outros entes ligados aos setores.

“A Rota mapeou cinco tendências, validadas por todos. Dessas cinco, foram sugeridas ações na área de educação e de tecnologia e inovação: desenvolvimento de plataformas e ferramentas. Queremos transformar parte desses estudos já em ações concretas para o setor. Nosso objetivo é monitorar a eficácia dessas ações”, explicou Ana Paula.

Estiveram presentes ainda na ocasião a assessora de Monitoramento, Marina Sampaio, da Sdec e, de forma remota, marcaram presença – pelo Observatório do departamento Nacional do Senai -, Marcelo Pio e Juliano Sebben; além de Fernando Santiago e Gilson Jr., ambos do Sebrae.