Observatório da Indústria realiza previsão para o PIB do Brasil e Pernambuco
O Sistema de Contas Nacionais (SCN), mantido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) é responsável pela apresentação de informações sobre a geração, distribuição e o uso da renda no país, com defasagem de dois anos. Desta forma, o último dado oficial sobre o PIB de Pernambuco foi publicado em dezembro de 2021 e é referente ao ano de 2019.
Buscando reduzir a lacuna de tempo e auxiliar na tomada de decisão dos reguladores da política monetária, o Banco Central criou o Índice de Atividade Econômica (IBC), baseado nos indicadores e pesquisas publicadas pelo IBGE com frequência mensal e que servem de base para as estimativas oficiais do PIB brasileiro.
O Observatório da Indústria de Pernambuco estimou o PIB estadual para os anos de 2020 e 2021, utilizando o IBC e um conjunto de indicadores de conjuntura do IBGE. Os dados de 2020 são mensurações já consolidas, porém os dados de 2021 envolvem as mensurações e previsões de dados para novembro e dezembro a depender do indicador de conjuntura utilizado, já que existe uma defasagem entre a coleta e a divulgação deles.
Nota-se que Pernambuco apresentou uma queda de 0,3% do PIB em 2020 com relação ao ano 2019 e um crescimento de 5,3% em 2021 com relação ao ano 2020. Desta forma, o estado apresentou um desempenho acima da média da economia nacional.
A produção física industrial de Pernambuco apresentou um crescimento de 3,7% em 2020 contra uma queda de 4,4% na média brasileira. O observatório prevê que em 2021 o crescimento da indústria pernambucana seja em torno de 0,1% contra um crescimento de 4,5% em nível nacional. O baixo crescimento da indústria estadual em 2021 pode ser explicado em parte pela recuperação do setor ainda em 2020, após a vertiginosa queda do início da pandemia.