Otimismo industrial: indicadores positivos marcam encerramento de 2023

Otimismo industrial: indicadores positivos marcam encerramento de 2023

Após um ano desafiador para a indústria, o setor encerra 2023 com a confiança em recuperação pelo segundo mês consecutivo. O Índice de Confiança da Indústria (ICI), calculado pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV IBRE), apresentou uma elevação de 2,6 pontos em dezembro, atingindo 95,3 pontos, o melhor desempenho desde outubro de 2022 quando o índice atingiu 95,7 pontos.

O aumento em dezembro representa a percepção positiva dos empresários em relação à situação atual, impulsionada pelo gradual aumento da demanda e pela redução nos níveis de estoque, que se aproximam do equilíbrio. As expectativas para os próximos meses também são otimistas, especialmente nos segmentos ligados aos bens de consumo, possivelmente influenciadas pela redução dos juros, controle da inflação e percepção positiva do mercado de trabalho.

Tanto as avaliações referentes a situação atual quanto as referente ao futuro, contribuíram para que o resultado fosse positivo. O Índice de Situação Atual (ISA), também divulgado pelo (FGV IBRE), apresentou o melhor resultado desde outubro de 2022, avançou 1,4 ponto, chegando a 94,7. O ímpeto de contratações subiu, assim como os indicadores que medem as perspectivas para a produção nos próximos meses. Outro indicador relevante, o NUCI, Nível de Utilização de Capacidade Instalada da Indústria, atingiu 81,2%, ainda com espaço para mais crescimento. A indústria fecha o ano com perspectivas promissoras para o futuro.

Related posts

Indicadores industriais em Pernambuco: utilização de capacidade instalada e confiança empresarial em alta

Indicadores industriais em Pernambuco: utilização de capacidade instalada e confiança empresarial em alta A utilização de capacidade instalada da indústria Pernambucana subiu 8 pontos percentuais e agora está em 67%, muito próxima média brasileira de 70% no mês de...

Read More