Pernambuco em destaque: atividade econômica acima da média do Nordeste no terceiro trimestre de 2022

Pernambuco em destaque: atividade econômica acima da média do Nordeste no terceiro trimestre de 2022

O Índice de Atividade Econômica Regional do Banco Central (IBCR) para Pernambuco, referente ao terceiro trimestre de 2022, cresceu 0,7% em comparação com o segundo trimestre de 2022, enquanto o Nordeste teve decréscimo de 2,1% no mesmo período. Mesmo com expansão dos serviços de forma geral, prevaleceram os recuos nas indústrias de transformação e no comércio no Nordeste. Em 12 meses até setembro, o IBCR-PE variou positivamente 2,3%, enquanto o Nordeste alcançou 3,2% de variação.

Na comparação com o terceiro trimestre de 2021, a atividade econômica pernambucana teve alta de 3,2%, enquanto o Nordeste registrou alta de 2,7%. Na Bahia e no Ceará, o IBCR também foi de variação positiva neste olhar entre os trimestres de 2022 e 2021, respectivamente 1,3% e 3,1%. Já na comparação do terceiro com o segundo trimestre, a Bahia obteve queda de 3,6%, enquanto o estado cearense recuou 0,7%. No acumulado de 12 meses, a Bahia registrou uma expansão de 3,1%, acima da média nacional, e o Ceará cresceu 2,7%.

.

Vale ressaltar ainda que, no Nordeste, o emprego formal apresentou desaceleração do ritmo de crescimento no trimestre encerrado em setembro em relação ao anterior (Novo Caged dessazonalizado). As maiores contribuições vieram das atividades administrativas, do comércio e da indústria de transformação. Em doze meses, ganhou relevo na região a construção civil, com crescimento de 14% no total de empregados.   

O IBCR capta os movimentos regionais de setores da economia como o comércio, energia, emprego, produção industrial e agrícola, entre outros, e é reconhecido pela capacidade de indicar a tendência da atividade econômica. Com relação ao desempenho industrial, tem se destacado em Pernambuco a indústria açucareira, cuja retomada da safra foi iniciada em todo o Nordeste, e especialmente no estado, que tem um setor forte de açúcar. Outro destaque da indústria pernambucana tem sido a fabricação de alimentos e bebidas, sob influência provável do Auxílio Brasil que deu estímulos às demandas das famílias da base da pirâmide.

.

Related posts

Mercado de trabalho: setor de Automação e Mecatrônica absorve quase 100% de técnicos formados em Pernambuco

Mercado de trabalho: setor de Automação e Mecatrônica absorve quase 100% de técnicos formados em Pernambuco   Pesquisa realizada pelo Observatório da Indústria do SENAI-PE apontou para a absorção de 96,4% dos concluintes oriundos dos cursos de Automação e...

Read More