Perspectivas econômicas para 2024: inflação, resiliência do PIB e Selic em pauta

Perspectivas econômicas para 2024: inflação, resiliência do PIB e Selic em pauta

O Banco Central do Brasil (Bacen) divulgou nesta terça (02), o primeiro Boletim Focus de 2024. Os analistas consultados pelo banco projetam que a inflação oficial do País, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), alcance a ordem de 3,9%. Além disso, as projeções indicam um crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) em 1,52%, sinalizando uma resiliência do desempenho econômico. No que diz respeito à taxa básica de juros (Selic), a previsão é que feche 2024 em 9%, sugerindo cortes nas próximas reuniões do Comitê de Política Monetária (Copom).

Apesar da projeção para encerrar 2024 em 3,9%, a inflação encontra-se acima da meta de 3% para o ano, mas é esperado que o IPCA termine dentro do teto da meta, que é de 4,5%. Para a indústria em particular é importante o monitoramento da inflação visto que esta pode influenciar os custos de produção, matérias-primas e a demanda por bens manufaturados.

A estimativa de 1,52% para o PIB em 2024, sugere uma desaceleração em relação ao projetado para 2023 (2,92%). Essa desaceleração reflete no desempenho modesto do PIB no terceiro trimestre de 2023, quando cresceu apenas 0,1%. É relevante observar como a indústria se posiciona diante dessa tendência, considerando o impacto nas atividades manufatureiras, produção e emprego no setor.

As projeções do Boletim Focus indicam que a taxa básica de juros da economia deve encerar o ano em 9%, representando uma redução significativa em relação à taxa atual de 11,75%. A expectativa sugere a continuidade do ciclo de cortes nas próximas reuniões. Taxas de juros mais baixas favorecem investimentos, financiamentos e consequentemente, o consumo. Além disso, custos de financiamentos mais acessíveis podem estimular a demanda por bens duráveis, impulsionando esse setor da indústria.

Related posts

Observatório da Indústria recebe visita da governadora de Pernambuco Raquel Lyra

Observatório da Indústria recebe visita da governadora de Pernambuco Raquel Lyra Nesta quinta-feira (13), o Observatório da Indústria do SENAI-PE recebeu Raquel Lyra e Priscilla Krause, a Governadora e a Vice-Governadora do Estado. A governadora foi recepcionada por, Camila...

Read More