O Observatório da Indústria oferece o serviço de realização de Pesquisa através de fontes primárias e secundárias de dados
Os tomadores de decisão nas organizações se deparam rotineiramente com questões que envolvem, de alguma maneira, riscos para a organização. Com o objetivo de minimizar esses riscos, a Pesquisa poderá ser utilizada como auxílio seguro de informações e contribuir para tornar as decisões mais assertivas, sejam de que área forem. Desta forma, ao prover informação apropriada, a pesquisa pode ser adicionada ao julgamento gerencial.
Aplicar a pesquisa é uma arte gerencial em si. Existem vários tipos de decisão em que a pesquisa pode atuar: na decisão de ofertar uma nova linha de produto ou se quer atuar em um outro segmento, é preciso pesquisar sobre o porte do mercado, a necessidade do cliente e os processos de distribuição, entre outras coisas. Neste caso, a pesquisa ajuda diretamente na tomada de decisão.
Por definição:
Pesquisas Primárias – São dados coletados para uma finalidade específica. Surge como ferramenta importante para tornar as decisões relacionadas ao ambiente de negócio seguras, tornando a tomada de decisão mais assertiva e minimizando as incertezas. Essa ferramenta objetiva gerenciar a redução das perdas por escolhas equivocadas, alcançando estratégias eficientes em geral relacionados à identificação e avaliação de oportunidades do mercado.
A gestão do conhecimento proporcionada pela realização da Pesquisa Primária, auxilia na transferência da informação agregando conhecimento, através do entendimento do problema e compartilhando a solução na organização no mercado em que atua.
Pesquisa Secundária – utiliza fontes de dados externos a organização, já publicados e coletados. Um exemplo de fonte de dados oficial é o IBGE. Os dados disponibilizados podem ser trabalhados e transformados em informações para o direcionamento de decisões, através de análises. Esses dados serão apresentados através de painel com informações contendo métricas e indicadores-chave que servem para embasar decisões e acompanhar o desempenho da organização.
Serviços realizados:
- Identificar oportunidades para vender produtos novos e inovadores;
- Identificar tendências e padrões de comportamento;
- Identificação do problema e suas possíveis soluções;
- Solução de problemas existentes sem associações anteriores, evitando opiniões já formadas;
- Fonte segura de auxílio para tomada de decisão;
- Redução dos riscos, antecipando as mudanças no ambiente de negócios;
- Análise da concorrência;
- Avaliação dos serviços prestados;
- Atualização de informações cadastrais de clientes;