PIB de Pernambuco cresce R$ 62 bilhões no primeiro trimestre de 2022

PIB de Pernambuco cresce R$ 62 bilhões no primeiro trimestre de 2022

Mais próximo de uma estabilidade, esse valor do Produto Interno Bruto (PIB) de Pernambuco representou uma variação positiva de 0,6% na comparação do primeiro trimestre com o mesmo trimestre de 2021, abaixo do desempenho do Brasil que atingiu 1,7%. Apesar do baixo percentual para a economia estadual, a expectativa é de continuidade do crescimento obtido em 2021, quando o estado deteve 4,2% de acréscimo no PIB. O anúncio foi feito pela Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas de Pernambuco (Condepe/Fidem) no último 03/06. A mau desenvoltura da Indústria pernambucana neste início de ano se refletiu nos número de vagas para o setor, conforme revelado na publicação de 07/06.

Ao se comparar com o trimestre imediatamente anterior, o ganho foi de 0,3% do PIB pernambucano, enquanto o Brasil obteve 1,0%. Os mesmo valores do estado e do Brasil na comparação do primeiro trimestre/22 com o mesmo trimestre em 2021 se repetem ao se observar o acumulado ao longo de 2022 com o mesmo período do ano anterior, ou seja, 0,6% e 1,7% respectivamente. Já no acumulado em quatro trimestres (em relação ao mesmo período do ano anterior), Pernambuco alcançou 4,1% de crescimento, enquanto o Brasil fechou o  mesmo período com 4,7%.

Fonte: IBGE / Condepe Fidem

O PIB pernambucano foi puxado pela Agropecuária, que obteve o melhor desempenho com 9,9% de crescimento com relação ao 1º trimestre de 2021. Destaque para as lavouras temporárias com 15,6% de aumento, enquanto as permanentes tiveram 12,8%, e a pecuária, 5,5%. A Indústria Geral que responde pela formação de 20,3% do PIB pernambucano, teve um desempenho negativo de -6,6% no mesmo período, puxado pela indústria de Transformação, queda de 8,4%. Setores de peso importante como Automotivo e o de Refino de Petróleo parecem ter sentido a conjuntura mundial e tem desempenhado abaixo do esperado. O setor de Serviços cresceu 2,1% para o mesmo período.  

Related posts

Observatório da Indústria do SENAI de Pernambuco realizará pesquisa nacional sobre o mercado de baterias

Observatório da Indústria do SENAI de Pernambuco realizará pesquisa nacional sobre o mercado de baterias O Observatório da Indústria do SENAI de Pernambuco fará, no primeiro semestre de 2024, uma pesquisa nacional sobre o mercado de baterias. O objetivo...

Read More