PIB trimestral brasileiro cresce 1% e mantém alta pela terceira vez consecutiva

PIB trimestral brasileiro cresce 1% e mantém alta pela terceira vez consecutiva

O Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil cresceu 1,0% no primeiro trimestre de 2022 e manteve trajetória de recuperação: terceira alta consecutiva (desde jul-ago-set/21). Divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quinta-feira (02/06), esse resultado foi ainda 1,7% maior do que o mesmo período de 2021. Já no acumulado em relação ao mesmo período do ano anterior, o PIB soma 4,7% nos quatro últimos trimestres.

fonte: IBGE

A Indústria como um todo ficou estável com 0,1 pontos percentuais de acordo com os dados divulgados pelo IBGE, com a Indústria de Transformação crescendo 1,4%, Eletricidade e Gás, Água, Esgoto, Atividades de gestão de resíduos, 6,6%, e Construção com variação positiva de 0,8%. Dessa forma, a economia brasileira parece ter recuperado perdas geradas pela pandemia, no entando não superou os impactos da crise iniciada entre 2015 e 2016. Por sua vez, a taxa de investimento no trimestre de 2022 foi de 18,7% do PIB, portanto abaixo do observado no mesmo período do ano anterior (19,7%).

Crescimento pelo mundo

Outros países também tiveram a divulgação do PIB trimestral anunciado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), com destaque positivo para Portugal, Áustria e Hungria, que tiveram altas de 2,6%,  2,5% e 2,1%, respectivamente. A frente do Brasil numa lista de 28 países estão ainda Canadá (1,4%) e México (1,2%). Nove países tiveram decréscimo na taxa, a Noruega teve variação negativa de 1,0%, o Chile de 0,8% e Costa Rica, 0,5%. A França foi a única que não variou (0,0%).   

Related posts

Observatório da Indústria recebe visita da governadora de Pernambuco Raquel Lyra

Observatório da Indústria recebe visita da governadora de Pernambuco Raquel Lyra Nesta quinta-feira (13), o Observatório da Indústria do SENAI-PE recebeu Raquel Lyra e Priscilla Krause, a Governadora e a Vice-Governadora do Estado. A governadora foi recepcionada por, Camila...

Read More