PIM-PF: Produção industrial cresce 0,6% no Brasil em julho de acordo com IBGE

PIM-PF: Produção industrial cresce 0,6% no Brasil em julho de acordo com IBGE

O mês de julho registrou comportamentos distintos da indústria brasileira e pernambucana: enquanto a brasileira cresceu 0,6% na variação mensal, a de Pernambuco recuou 1,9% na série com ajustes sazonais, com destaque em alguns setores no entanto. No Brasil, as atividades mais importantes para o resultado foram produtos alimentícios (4,3%); coque, produtos derivados do petróleo e biocombustíveis (2,0%) e o desempenho das indústrias extrativas (2,1%).

Outros segmentos com variação de destaque foram produtos farmoquímicos e farmacêuticos (10,0%); a metalurgia (2,0%); a fabricação de celulose, papel e produtos de papel (2,1%) e de outros equipamentos de transporte (5,0%). Entre as variações negativas de julho, estão a Manutenção, reparação e instalação de máquinas e equipamentos (-22,0%), a Fabricação de máquinas e equipamentos (-10,4%) e a  Fabricação de produtos do fumo (-6,4%).

.

Em Pernambuco, apesar do recuo de 1,9% na indústria geral em julho com relação a junho, na média anual a taxa de variação está positiva em 0,3%. A variação acumulada em 12 meses (em relação ao mesmo período de 12 meses), no entanto, fechou o mês de julho em -5,7% na indústria geral, e tem o mesmo valor para as indústrias de transformação no estado. O resultado da relação anterior de junho/maio havia sido negativo de 6,2%.

Sob a mesma ótica de 12 meses, Fabricação de outros equipamentos de transporte, exceto veículos automotores obteve o melhor desempenho dos segmentos pernambucanos com 33,5% de alta, enquanto a fabricação de produtos alimentícios acumula alta de 2,7%, e a fabricação de sabões, detergentes, produtos de limpeza, cosméticos, produtos de perfumaria e de higiene pessoal, 1%. Os dados são da Pesquisa Industrial Mensal – Produção Física (PIM-PF), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Related posts

Mercado de trabalho: setor de Automação e Mecatrônica absorve quase 100% de técnicos formados em Pernambuco

Mercado de trabalho: setor de Automação e Mecatrônica absorve quase 100% de técnicos formados em Pernambuco   Pesquisa realizada pelo Observatório da Indústria do SENAI-PE apontou para a absorção de 96,4% dos concluintes oriundos dos cursos de Automação e...

Read More