PIM Regional: Produção industrial avança em 9 de 15 locais monitorados pelo IBGE

PIM Regional: Produção industrial avança em 9 de 15 locais monitorados pelo IBGE

A produção física das Indústrias avançou em nove estados brasileiros na relação de novembro com outubro. Os outros cinco acompanhados, bem como o resultado do país, tiveram desempenho negativo para o mesmo período, de acordo com a Pesquisa Industrial Mensal (PIM) Regional, divulgada mensalmente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Após cinco meses de resultados negativos, quando obteve perda acumulada de 16,3%, o Paraná obteve o maior destaque em novembro com a alta de 8,5%. O estado teve a segunda maior influência para a construção do resultado brasileiro, e, na comparação com novembro/21, avançou 9,8% na Fabricação de bebidas, 7,8% na Fabricação de celulose, papel e produtos de papel, e 6,5% na Fabricação de produtos de metal, exceto máquinas e equipamentos.

.

A segunda maior variação foi o Espírito Santo, 7,6% de alta e quarto maior peso para o valor nacional, e que também quebrou sequência negativa de cinco meses, com perda acumulada de 20,6%. As demais unidades federativas com altas na relação novembro/22 com outubro/22 foram o Ceará (4,3%), Mato Grosso (3,8%), Bahia (3,5%), São Paulo (3,1%), Minas Gerais (2,2%), Santa Catarina (0,3%) e Amazonas (0,1%).

Vale ressaltar o desempenho do estado de São Paulo, que foi o maior peso para o resultado nacional, com desempenho puxado pela alta no setor de veículos, cuja atividade é uma das principais da indústria paulista.

.

Cenário Econômico: estimativas Focus

Divulgado semanalmente pelo Banco Central, o Boletim Focus da terceira semana de 2023 trouxe um ligeiro aumento na projeção da inflação para o ano: saiu de 5,36% para 5,39%, mas manteve a de 2024 no mesmo patamar de 3,70%. A estimativa do Produto Interno Bruto (PIB) oscilou 0,01 ponto para menos, era de 0,78% e ficou em 0,77%, e a taxa Selic pulou de uma projeção de 12,25% para 12,50%.

.

Related posts

Mercado de trabalho: setor de Automação e Mecatrônica absorve quase 100% de técnicos formados em Pernambuco

Mercado de trabalho: setor de Automação e Mecatrônica absorve quase 100% de técnicos formados em Pernambuco   Pesquisa realizada pelo Observatório da Indústria do SENAI-PE apontou para a absorção de 96,4% dos concluintes oriundos dos cursos de Automação e...

Read More