Produção Física Industrial brasileira volta a crescer em maio/23 de acordo com IBGE
Após recuo de 0,6%, a produção industrial do Brasil avançou 0,3% entre abril e maio/23, deixando a indústria geral com saldo positivo de 0,4% em 2023. Das 24 atividades acompanhadas, 18 obtiveram percentual positivo na variação mensal, com destaque para a alta em fabricação de máquinas e equipamentos (12,3%), puxada pelo crescimento da produção de bens de capital para o setor agrícola e para a área de construção.
Outro segmento que chamou atenção na passagem de abril para maio foi a fabricação de outros equipamentos de transporte, exceto veículos automotores, 10,2% de alta, e a Fabricação de coque, de produtos derivados do petróleo e de biocombustíveis, que alcançou a quarta alta seguida e já acumula 5,9% em 12 meses e 4,3% no ano. Na comparação com o maio de 2022, a atividade cresceu 7,1%.
.
Pode-se ressaltar também a atividade de Impressão e reprodução de gravações, a Fabricação de veículos automotores, reboques e carrocerias, e a Fabricação de produtos diversos, com resultados positivos na variação mensal de 7,6%, 7,4% e 6,6% respectivamente. Quando se compara maio/23 com maio/22, a primeira cresceu 18,8%, enquanto a segunda 2,8%, e a terceira teve recuo de 2,5%. Nesse quesito maio/23 relacionado a maio/22, é importante uma ressalva também à Fabricação de outros equipamentos de transporte, exceto veículos automotores, cuja alta atingiu 23,9%.
Os dados são da Pesquisa Industrial Mensal da Produção Física (PIM-PF), divulgados mensalmente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
.