Produção industrial brasileira recua em setembro e emenda segunda queda consecutiva

Produção industrial brasileira recua em setembro e emenda segunda queda consecutiva

A Produção Industrial caiu 0,7% em setembro com relação a agosto, e acumula em 2022 queda de 1,4%. O resultado é ainda 2,4% abaixo do patamar de antes do período pandêmico, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Das 26 áreas industriais que fazem parte do escopo da pesquisa, em 21 delas foi registrado decréscimo na produção na variação mês a mês.

As que tiveram acréscimos positivos foram: fabricação de produtos de fumo (6,9%), fabricação de equipamentos de informática, produtos eletrônicos e ópticos (1,3%), fabricação de máquinas e equipamentos (2,2%) e fabricação de outros equipamentos de transporte, exceto veículos automotores (2,7%).

.

Na variação acumulada dos últimos 12 meses (em relação ao período anterior de 12 meses), houve queda de 2,4%. A conclusão é que, de forma disseminada, o ritmo da produção da indústria nacional diminuiu em setembro, tendo como maiores pesos negativos a indústria de produtos alimentícios (-2,9%), a metalurgia (-7,6%) e coque, produtos derivados de petróleo e biocombustíveis (-2,6%).

Com relação a setembro de 2021, contudo, houve um leve ganho de 0,4% de forma geral, com as indústrias de transformação obtendo variação positiva de 1,2%, enquanto as extrativas caíram 5,7%.  Obtiveram variações positivas nesse quesito ainda 12 das 26 atividades pesquisadas. O setor de maior peso foi o de veículos automotores, reboques e carrocerias, com variação de 20,3%. Fabricação de outros equipamentos de transporte, exceto veículos automotores foi outro que obteve destaque, com variação de 25,9%.

.

A Pesquisa Industrial Mensal – Produção Física (PIM-PF) é uma pesquisa do IBGE que produz indicadores de curto prazo referentes ao comportamento do produto real da indústria, com experiência na elaboração de tais índices mensais desde a década de 1970. O objeto investigado é a empresa formalmente constituída cuja principal fonte de receita seja a atividade industrial.

.

Related posts

Observatório da Indústria recebe visita da governadora de Pernambuco Raquel Lyra

Observatório da Indústria recebe visita da governadora de Pernambuco Raquel Lyra Nesta quinta-feira (13), o Observatório da Indústria do SENAI-PE recebeu Raquel Lyra e Priscilla Krause, a Governadora e a Vice-Governadora do Estado. A governadora foi recepcionada por, Camila...

Read More