Produção industrial brasileira tem leve aumento em abril de 2025

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou, na última semana, os dados da produção industrial brasileira referentes a abril de 2025. As informações fazem parte da Pesquisa Industrial Mensal (PIM-PF). O primeiro quadrimestre do ano apresenta uma tendência de estabilidade, com destaque para um pico de crescimento registrado em março.

Em abril, a produção industrial teve uma leve alta de 0,1% em relação ao mês anterior, sinalizando uma desaceleração no ritmo de crescimento do setor. No acumulado do ano, a indústria registra avanço de 1,4% frente ao mesmo período de 2024. Os setores que mais contribuíram para o resultado positivo em abril foram a indústria extrativa (1%) e na indústria de transformação mais especificamente, os segmentos de impressão e reprodução de gravações (11%), fabricação de produtos de fumo (5,6%) e fabricação de bebidas (3,6%).
O cenário macroeconômico nacional, marcado por juros reais ainda elevados e pela desaceleração da economia global, continua sendo um entrave para uma recuperação mais acentuada da indústria. No entanto, fatores como a reposição de estoques em setores que vinham em retração, o controle da inflação e a expectativa de aumento da demanda interna ajudam a sustentar uma tendência de estabilidade, mesmo diante de uma conjuntura adversa.