Produção industrial cresce em abril, aponta CNI
A produção industrial no Brasil apresentou crescimento no mês de abril, com o índice atingindo 51,2 pontos. Trata-se do segundo resultado consecutivo acima do nível médio de 50 pontos. Os dados são da Sondagem Industrial da Confederação Nacional das Indústrias (CNI). A CNI ressaltou que o aumento em abril é algo atípico para o mês, com o índice geralmente ficando abaixo dos 50 pontos nesse período do ano.
De acordo coma entidade, esse resultado deveu-se principalmente ao crescimento na produção nas grandes empresas e à estabilidade nas médias, sendo o índice de 53,5 pontos para as grandes e 50,1 pontos para as médias empresas. Em contraste, o indicador para as pequenas mostrou queda, registrando 47,6 pontos.
O Índice de Capacidade Instalada também se encontrou em um patamar não usual para o período, avançou 2 pontos percentuais e marcou em 70% em abril, 3 pontos percentuais acima da média para o mês.
O indicador de evolução de estoques apresentou estabilidade e aponta que os estoques estão dentro do planejado pelos empresários industriais.
O indicador de intenção de investimentos encontrou-se praticamente inalterado em maio de 2024, 56 pontos, 5 pontos acima da média histórica da série, que é de 51,9 pontos.