Produção industrial pernambucana avança 8,1% em março de acordo com IBGE

Produção industrial pernambucana avança 8,1% em março de acordo com IBGE

A produção industrial pernambucana teve um relevante crescimento na passagem de fevereiro para março de 2023. Foi o que revelou o índice da Pesquisa Industrial Mensal da Produção Física (PIM-PF) com ajuste sazonal de março/23: crescimento de 8,1% da produção do estado. Esse resultado da PIM de mar/23 puxou a média da taxa de variação de 2023 para 10,3%, percentual de 7,5 pontos acima da taxa média registrada no 1º trimestre de 2022

Das 15 regiões monitoradas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 11 obtiveram desempenhos positivos na produção industrial de mar/23 com relação a fev/23, com o Mato Grosso obtendo o maior percentual (9,3%), seguido do Amazonas (8,7%) e de Pernambuco (8,1%). No Brasil, a produção industrial variou 1,1% na série com ajuste sazonal entre mar/23 e fev/23, e 0,4% na relação de mar/23 com mar/22.

.

De acordo com o IBGE, o resultado da produção do Rio Grande do Sul, que cresceu 5,6% entre mar/23 e fev/23, teve o maior peso para a alta nacional, puxada principalmente por setores como veículos automotores e derivados do petróleo. O segundo estado com maior contribuição para o avanço da produção no Brasil foi o Amazonas, impulsionado por atividades como equipamentos de informática, produtos eletrônicos e ópticos; e outros equipamentos de transporte.

Os demais estados nordestinos mapeados também tiveram desempenho positivo, com a Bahia crescendo 5,6% e o Ceará 4,0% na mesma relação de mar/23 com fev/23, e respectivas médias das taxas de variação de 3,5% e de 1,2% no primeiro trimestre de 2023. Ao se analisar mar/23 com mar/22, a Bahia obteve alta de 0,8%, enquanto o Ceará, baixa de 3,4%.

.

Related posts

Observatório da Indústria do SENAI de Pernambuco realizará pesquisa nacional sobre o mercado de baterias

Observatório da Indústria do SENAI de Pernambuco realizará pesquisa nacional sobre o mercado de baterias O Observatório da Indústria do SENAI de Pernambuco fará, no primeiro semestre de 2024, uma pesquisa nacional sobre o mercado de baterias. O objetivo...

Read More