Produção Industrial pernambucana reage e ganha destaque em fevereiro

Pernambuco reage e ganha destaque

na Produção Industrial de fevereiro

Após desempenho negativo em janeiro/22, a indústria pernambucana cresceu 10,2% em fevereiro, o dobro da região Nordeste que fechou em 5,1% para o mesmo período, de acordo com a Pesquisa Industrial Mensal (PIM Regional) mais recente divulgada pelo IBGE. Entre os 15 locais que compõem a base da pesquisa, além de Pernambuco, apenas o Pará bateu os dois dígitos com 23,9%, atingindo a maior variação mês a mês (com ajuste sazonal) entre os participantes.

Segundo o IBGE, a reação de Pernambuco, que vinha com perdas de 7,6% nos últimos dois meses, ocorreu principalmente pela alta no setor de alimentos (açúcar com maior destaque) e no setor de outros equipamentos de transporte, com aumento da produção de embarcações e peças para motocicletas. Fecham o Top 5 de crescimento: Amazonas (7,8%), Minas Gerais (7,3%), Ceará (6,0%). O Estado do Mato Grosso teve o pior desempenho no período, -4,4%.     

Fonte: IBGE

Com relação ao mesmo período de 2021, Pernambuco caiu 1,5%, no entanto uma baixa menor que a da região Nordeste (-2,6%) e a do Brasil (-4,3%). No acumulado dos últimos 12 meses, a indústria pernambucana deteve uma taxa de -2,0%, enquanto a região Nordeste acumulou -6,1% e o Brasil um saldo positivo de 2,8%.    

A Pesquisa Industrial Mensal Produção Física – Regional é realizada desde os anos 1970, construindo indicadores que refletem o comportamento de curto prazo do produto real das indústrias extrativa e de transformação. São medidos índices de 14 estados e a região do Nordeste, ambos com pelo menos 1% de peso na construção do valor total da indústria brasileira.

Fonte: IBGE

    

Related posts

Relatório do Banco Mundial projeta crescimento de 1,7% para o PIB do Brasil em 2024

Relatório do Banco Mundial projeta crescimento de 1,7% para o PIB do Brasil em 2024 Em seu relatório semestral para a América Latina e Caribe, “Concorrência: o ingrediente que falta para crescer?”, que descreve o panorama atual da economia...

Read More