Profissões do futuro: oportunidades e desafios para os jovens em meio às novas tendências da Era Digital

Profissões do futuro: oportunidades e desafios para os jovens em meio às novas tendências da Era Digital

Se “o futuro dependerá daquilo que fazemos no presente” (Mahatma Gandhi), hábitos como estudar, manter-se informado e planejar os próximos passos podem ser a diferença entre estar preparado para as oportunidades ou ficar apenas assistindo aos impactos que a transformação digital insere no bojo das relações e no mercado de trabalho.

Assim, o Núcleo de Engenharia Organizacional, Departamento de Engenharia de Produção e Transportes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul elaboraram um estudo no qual tentam antecipar tendências, oportunidades e desafios na qualificação profissional. O projeto é uma parceria com a Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável por meio da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI).  

Além das tendências da transformação digital, o documento analisou ainda o impacto na demanda profissional, especificamente em setores considerados chave para a recuperação do Brasil. Dessa forma foram avaliados quatro setores de potencial: Software e Tecnologia de Informação (TI); Indústria de transformação e serviços produtivos; Agricultura; e Saúde. Para o primeiro setor, 12 áreas ganharam destaque, entre elas a de Gestão de Mídias Sociais, Engenheiro de Software e Especialista em Inteligência Artificial, além do Programador e Analista de Cibersegurança.

.

Já a indústria da transformação, responsável por aproximadamente 11% do Produto Interno Bruto brasileiro atualmente, tende a aumentar sua competitividade e a capacidade de geração de valor com o sucesso da implantação de tecnologias digitais. Nesta área, ganham realce profissionais como os Expert em Digitalização Industrial, Profissional de Planejamento Logístico, Mecânico Especialista em Telemetria, e ainda técnicos em Eletromecânica e em Informática Veicular, e Gestores de Economia Circular.

.

Related posts

Observatório da Indústria do SENAI de Pernambuco realizará pesquisa nacional sobre o mercado de baterias

Observatório da Indústria do SENAI de Pernambuco realizará pesquisa nacional sobre o mercado de baterias O Observatório da Indústria do SENAI de Pernambuco fará, no primeiro semestre de 2024, uma pesquisa nacional sobre o mercado de baterias. O objetivo...

Read More